domingo, 22 de junho de 2008

..:: cantiga d'escarnho [IV] ::..




E eu digo mal, com'ome fodimalho, *
quanto mais posso daquestes fodidos
e trob'a eles e a seus maridos;
e un deles mi pôs mui grand'espanto:
topou comigu'e sobraçou o manto
e quis en mi achantar o caralho.

Ando-lhes fazendo cobras e sões
quanto mais poss'e and'escarnecendo
daquestes putos que s'andan fodendo;
e ũũ deles de noit'asseitou-me
e quis-me dar do caralh'e errou-me
e (er) lançou depois min os colhões.



Uma sátira contra os homossexuais, numa cantiga de escarnho (a última que aqui publico) de Pero da Ponte de meados do Séc. XIII »» in Cantigas de Escárnio e Mal-Dizer »» comentários de Carlos Miranda, seguindo a proposta de Rodrigues Lapa »» Sacavém »» Palimpsesto »» p. 137


* ["(...) Pero da Ponte, que se confessa autor de diatribes poéticas contras os homossexuais, descreve a vingança de que foi alvo da parte de dois pederastas que, violentando-o, quiseram, por desforço, provar-lhe a sua virilidade." Natália Correia, que também adaptou esta cantiga, in Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica »» 3ª edição »» Antígona/ Frenesi »» 2000 »» p. 44]



5 comentários:

  1. O Pedro da Ponte estava mesmo a pedi-las!...

    ResponderEliminar
  2. Se o Pedro da Ponte visse estas fotos, mudava de opinião...

    ResponderEliminar
  3. Rsrsr! Gostei da vingança ao Pedro da ponte.
    Belas imagens, realmente o calor faz ferver o sangue ;D
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. epá...ai jasus: palpitações! LOLOL
    Meninos, eu tenho que me "mudar" para esta taska, eheheheheh

    Beijinhus

    ResponderEliminar
  5. Catatau, foi mesmo bem feita. E provavelmente até foi pouco. E até queria mais! lol

    Pinguim, ah pois. E se calhar até gostou da vingança. Sabe-se lá... para a pôr em cantiga.

    Special, o calor... hum, sim, sim!

    Keratina, muda-te, então!

    beijos

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!