sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ah, e tal / um

Em 2005, fiz um curso em Bolonha com mais 5 universitários portugueses (alguns de nós acabámos por nos tornar amigos); foram 2 semanas fabulosas. Mas só lá passámos 1 fim-de-semana (o anterior ao Carnaval) que aproveitámos para ir a Florença num dia e a Veneza no outro. As duas cidades foram uma surpresa absoluta. Percebi imediatamente que tinha de voltar com o Zé e com mais tempo.
Assim, no verão passado, cumpriu-se: 3 dias inteiros só para Florença e outros 3 só para Veneza. Além disso, ainda fomos a Lucca, Pisa, Bologna, Ravenna e Padova. Mesmo não tendo sido um período demasiado alargado, foram as férias mais longas que já tivemos no estrangeiro. Voltámos cheios. Satisfeitos. Foi caro, mas voltámos realmente muito satisfeitos com as surpresas que os vários sítios nos revelaram. Deslocámo-nos sempre de comboio, com bilhetes que individualmente nos custaram entre o 1€ e pouco até uns míseros 52€ (no veloz Frecciarossa); também andámos em toda a sorte de “carrozza” (carruagem), desde o Frecciarossa até ao regional mais regional que pode haver - mas, graças a deus, todos (!) tinham ar condicionado. Também andámos muito a pé e até à exaustão.
Estivemos mais uma vez em Milão, que foi o aeroporto para onde voámos, e desta vez vimos a Última Ceia. No Centro-Norte de Itália, ficam ainda para ver vários locais, assim de repente: Modena, Verona, Vicenza, Portovenere, Assisi, Arezzo, Siena, San Gimignano, Sirmione… ficam para outras alturas. Veneza será para voltarmos mais vezes. Por aqui se pode ver como a Itália nos encanta...





5 comentários:

  1. Nós estivemos em Veneza na Páscoa e a mim tocou-me bem lá no fundo... quando me despedi da cidade chorei pela primeira vez em 3 anos e decidi que Veneza seria um sitio lindo para morrer! ;D

    ResponderEliminar
  2. Se um dia tiverem oportunidade, fiquem uma outonal semana na Toscânia.
    Verão paisagens coloridas que parecem vindas directamente de uma tela de Van Gogh... (E San Gimignano fica ali).

    ResponderEliminar
  3. Como conseguiram ver a Última Ceia? E quanto desembolsaram? Vale a pena?

    Sirmione é lindo lindo lindo, aliás acho que o Garda deve ser o lago mais bonito de Itália. E Verona é um hino ao amor, um amor proibido e secreto, onde gostava muito de levar o meu P.

    ResponderEliminar
  4. É curioso que quando vi o filme «O Turista», passado em Veneza, lembrei-me da foto do vosso blogue!

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida que Itália é, por si só, um mundo magnífico. Adorei Veneza, ía com pouca expectativa pois tinham-me falado muito mal (que cheirava mal, que não era assim tão bonita como isso) mas superou e muito as minhas expectativas. Florença amei, foi tudo o que esperava e a imagem do esplendoroso Duomo ficará sempre comigo. E Siena...ah Siena... têm mesmo de ir a Siena um dia, creio que vão amar também.
    Um brinde a Itália :)

    Beijos aos meus dois queridos.

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!