quinta-feira, 11 de junho de 2009

..:: casamento & tradição bíblica ::..

«(...)
Não me macem, por amor de Deus!
Queriam-me casado, fútil, quotidiano e tributável?
Queriam-me o contrário disto, o contrário de qualquer coisa?
Se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade.
Assim, como sou, tenham paciência!
Vão para o diabo sem mim,
Ou deixem-me ir sozinho para o diabo!
Para que havemos de ir juntos?
(...)»
Álvaro de Campos


A citação de Campos, como ter incluído o Ney Matogrosso numa das entradas anteriores, é um exercício de ironia. Todos nós sabemos como Campos era homossexual, quiçá o próprio Pessoa (isto com pejo de o afirmar peremptoriamente, além do receio, dos pessoanos virem dizer que o assunto não vem ao caso). Todos sabem também como eu gostaria de me casar com o Zé. Todos sabem também que este MPI tem qualquer coisa de muito inspirador como trazer gente com nome na praça em defesa da igualdade no acesso ao casamento civil. Todos sabem ainda que não apoio o casamento tradicional... por isso, citação e vídeos vêm mesmo a calhar. E quem parou no tempo, quem se esqueceu de evoluir, por favor, que o faça rapidamente, 'tá! E, já agora, se ainda não o fizeram, assinem a petição.



[visto aqui]


[visto aqui]

11 comentários:

  1. Como Pessoano, estou convencido que Fernando Pessoa era homossexual! Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Eu não sabia que Álvaro de Campos era homossexual...
    Acredito na sinceridade do MPI, mas não consigo acreditar que a petição on-line nos leve a algum lado. Claro que espero que esse casamento esteja p'ra breve!!! :)
    Abraço aos dois

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    O site das petições tá em baixo hoje, isso é mau!

    Os vídeos são muito bons, lol, mas envolvem muito pemsamento a que os homofóbicos não estão habituados! Para que pensar quando se pode ter uma ideia de tudo logo á partida?
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. =)

    não conhecia o primeiro video.
    Gostei do segurança

    heheheh

    ResponderEliminar
  5. Ao contrário do André, não sou "pessoano", mas penso como ele: acho que Pessoa era homossexual...

    ResponderEliminar
  6. Sou "Pessoana" se isso significar que é dos meus autores e poetas preferidos. Ser, ou não, homossexual não é relevante para mim, o que ele fez, bem como outros, foi ENORME, e é essencialmente isso o importante!

    Sou pela liberdade de opção dos homossexuais poderem casar, não necessariamente a favor dos casamentos homossexuais, bem como não o sou dos casamentos convencionais...

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. todos nós sabermos que campos era (ou é) homossexual é uma afirmação assim para o arrojada...

    de resto concordar ou não com o casamento fica ao critério de cada um de facto, mas não é direito de ninguém proibir ninguém de casar.

    ResponderEliminar
  8. Casamento para mim, é um laço que se decide entre duas pesoas. Se resolvem que estão casadas, casadas estão. Contudo, a bem da plena igualdade de direitos entre todos os seres humanos, subscrevo a necessidade da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. O amor e a dignidade humana ultrapassam questões de género, que são mero pormenor.

    ResponderEliminar
  9. Não me parece que ele fosse homossexual...mas sim bissexual...mas Paulo, salvo erro, a orientação do Álvaro de Campos só está mais, implícita na Ode Triunfal né?

    Não é tanto pelos nomes na praça que o MPI me convence e dá segurança, é pela organização...pela coerência e pelas bases que estao sólidas.
    Estou convicto que será uma questão de tempo até o casal preferido da blogosfera possa casar:-)

    Ah sexta feira passada saiu ma entrevista da Ana Zanatti no Público simplesmente extraordinária...

    ResponderEliminar
  10. ROcky Balbino: vai falar de amor à lei...na perspectiva: casamento entre pessoas do mesmo sexo, pessoalmente não vejo a parte romantica da questão, mas sim a prática, aos olhos da lei, a figura do unido de facto e do conjuge é bem diferente. E na vida quotidiana, as diferenças são enormes.
    Amar é bom, sentirmo-nos casados é bom...SER casado é diferente. E será essa a questão a meu ver...:-)

    ResponderEliminar
  11. Excelentes vídeos.

    Se gostaram desses deviam ver o "The Defenders", que também aborda o ridículo do assunto.

    Fico feliz pelo MPI. Se bem que concordo com o A... quando diz que dificilmente uma petição online nos levará a algum lado. Mas já é alguma coisa! Qualquer publicidade é boa publicidade.
    E nesta fase, mesmo que não se consigam resultados imediatos, ao menos trabalha-se para quebrar o grande tabu ainda existente à volta do tema.

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!