sexta-feira, 24 de agosto de 2007

~~ y olé! ~~

Não é que tenha ficado obcecado com Espanha. Se volto hoje ao assunto é por não querer correr riscos desnecessários. Eu explico. No fundo, no fundo, sou um daqueles que alimenta a vã esperança de que, um dia destes, os nossos vizinhos se lembrem de nós, e passemos todos a fazer parte de um todo comum. (Depois tentaríamos tratar da questão da higiene.) Ao longo do dia, dei-me conta de que o post de ontem podia fazer perigar esse desígnio. Acho que fui demasiado duro. Este acto de contrição não fará com que os espanhóis (estou a generalizar) deixem de cheirar mal do sovaco, de apagar cigarros no chão dos restaurantes, etc. Também não se pode querer tudo, não é? A mim, fez-me inveja ver (nos sítios mais recônditos, por onde pastavam vacas e cavalos selvagens) extensas pistas pedonais e cicláveis bi-direccionais que as pessoas utilizavam; ver jovens, adultos e velhotes a utilizarem essas infra-estruturas; ver que o mais pequeno lugarejo é servido por estradas boas e bem sinalizadas; e perceber como as pessoas não ficavam de boca aberta a ver passar os carros, como se de máquinas maravilhosas se tratasse. Gostei de não ver aldeias a desmoronarem-se; de ver vida a fervilhar em cada canto; de ver como as coisas são feitas a pensar no bem-estar das pessoas; gostei de não pagar um único quilómetro de auto-estrada (e olhem que foram muitos); gostei de comprar gasolina 30 e tal cêntimos mais barata que cá; gostei de ver monumentos bem tratados (nalguns casos recuperados e aproveitados, sem falsos pudores); gostei de ver alguns deles sem pagar nada ou pagando uma quantia irrisória; e até gostei da forma como os espanhóis parecem ter já iniciado o processo de anexação quando, ao perceberem que éramos estrangeiros, continuavam as suas explicações com o mesmo ritmo, vocabulário e acento.
Enfim, gostei de muitas outras coisas, mas fico por aqui porque estou a ficar deprimido.
Deve ser bom viver num país desenvolvido, não?

Sem comentários:

Enviar um comentário

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!