quarta-feira, 29 de agosto de 2007

..:: artista da semana ::.. ANSELM KIEFER + ALBRECHT DÜRER

No Diário de Notícias de 25, foi destacada a exposição de Anselm Kiefer no Guggenheim de Bilbao (até 3 de Setembro). Como passámos por lá, vimos as "telas entre o céu e a terra" de que fala o texto.
Parêntesis: sabem quem é Alberto Durero? Bom, achámos que era um contemporâneo que desconhecíamos. Mas não e jamais nos passaria pela cabeça: quando entrámos na sala, ficámos boquiabertos e ainda nos rimos por causa do acastelhamento do nome. Deliciem-se: trata-se de Albrecht Dürer, nem mais nem menos. A exposição patente até 9 de Setembro apresenta gravuras e desenhos da colecção do Städel Museum, que possui a quase totalidade da sua obra gráfica. A amostra no Guggenheim é impressionante pela quantidade e pela qualidade, oferecendo uma visão global da obra e da evolução da técnica de Dürer.

Voltando a Kiefer e ao seu amor perturbador pelo chumbo: a obra exposta é muito variada, quer na forma quer na temática, uma espécie de antologia. Belo, grandioso e para fazer pensar muito.

© Anselm Kiefer, Nuremberg, 1980

© Anselm Kiefer, Melancholia, 1989

© Anselm Kiefer, Naglfar, 1998

© Anselm Kiefer, 20 Jahre Einsamkeit, 1998


© Anselm Kiefer, The secret life of plants, 2001

© Anselm Kiefer, da série Women of Antiquity: Candidia / Hypatia / Kirke / Myrtis (2002)

Sem comentários:

Enviar um comentário

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!