terça-feira, 5 de agosto de 2008

..:: explicação possível II ::..



Por norma, gosto de tudo bem explicadinho, límpido como a água directa da nascente. Como me acusou uma professora uma vez, tenho queda para o prolixo, embora às vezes me dê para ser exactamente o oposto. Aconteceu-me isto com a série de acções: nadar | andar | correr | parar | saltar | voar | cair. Experimentei comunicar sem as minhas palavras. Foram sete acções, como as fotografias que escolhi para ilustrar cada uma delas. Não foi uma escolha ingénua, casual. Os vídeos também não: eram ou a antítese ou o prolongamento da acção destacada. Dificilmente, farei alguma coisa ao acaso (o que não quer dizer que jamais aconteça).
Depois, ainda perante o meu vazio de palavras, o poema de Torga foi a melhor explicação que encontrei para encerrar a série e para explicar o abismo do momento. Prometo regressar às séries de 7, sem dúvida o meu número preferido de entre todos.
Diz uma expressão latina: neque semper arcum tendit Apollo. Um dia ainda vos falarei de latim, essa incrível língua morta; por ora, se não conseguirem perceber o sentido da expressão, digo-vos que à letra diz: “Apolo nem sempre (está a) tende(r) o arco”. Pois... sim, já está tudo bem, muito bem connosco. Ao todo, e a outro nível, foi uma semana a arrumar o escritório, a reciclar e a pôr em ordem dossiers e dossiers do passado. Ainda não está tudo no lugar, mas está melhor. E (re)descobri coisas fantásticas que passarei a partilhar nos próximos tempos. Com calma. Textos meus, manuscritos e memórias, citações de outros, textos de ex-alunos, imagens e sobretudo instantâneos que me deliciaram, como o raio-X frontal do meu crânio. Como isto vive de partilha, espero que não sobrevalorizem este meu acto egoísta.
Só mais duas coisas: brevemente, sairemos e os comentários passarão a estar moderados (pelo sim, pelo não). A publicação automática continuará em pleno ritmo.

7 comentários:

  1. Gostei da ideia... depois de a teres explicado! Confesso que não tinha atingido o objectivo da sequência de posts.
    Boa saída e boas férias!

    ResponderEliminar
  2. Paulo, bem te compreendo e percebo o que sentes.
    Desejo-te (-vos) umas excelentes e descansadas (repito, descansadas) férias!
    E o desejo e a esperança que tudo venha a decorrer com toda a normalidade!
    Abraço:)

    ResponderEliminar
  3. Paulo: boas férias... e volta como sempre!
    Um abraço de verão...

    ResponderEliminar
  4. Só no último post, entrei "a sério" na ideia e depois fui ver a série completa e tem nexo, sim senhor...
    O poema do Torga, esse percebi-o muito bem e folgo ver que tudo está bem.
    O "7" também é o meu número e cheguei a dedicar-lhe uma postagem no antigo blog, que um dia aparecerá novamente por aqui.
    Finalmente, boas férias, co descanso e muitas festinhas.
    Abraços grandes para os dois.


    Sabes, que por certas razões, também estou a ponderar moderar os comentários no meu blog?

    ResponderEliminar
  5. Continuaremos a cair por aqui. Boas férias.

    ResponderEliminar
  6. Boas férias! Espero que continuem sempre a vir por cá :) Gostei de conhecer o teu crânio em raio-x lol XD. Eu também estive este diazitos de férias e podia ter-me dedicado a arrumar o armário k já tem as minhas coisas desde a primeira classe e já não cabe mais nada, mas fica para outra altura como sempre. Um Abraço e divirtam-se

    ResponderEliminar
  7. Eu gostei muito desta série, podes repetir este tipo de posts que não me importo.
    Boas férias.
    Um abraço

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!