terça-feira, 26 de janeiro de 2010

histórico

Fiquei triste por não poder ter estado na sessão plenária da AR de dia 8. Paciência. Mas passei a tarde com um daqueles sorrisos estúpidos na cara e que dão nas vistas. Também não sei explicar porque ainda não tinha escrito sobre o assunto. Talvez por a procissão ainda só agora estar a sair ao adro. Talvez por a legislação não mudar mentalidades. Talvez por eu andar a adiar várias questões que, pendentes, funcionam como uma bola de neve que acaba por me engolir. Se é certo que a legislação não muda mentalidades, acaba por ter um efeito muito positivo e dissuasor de comportamentos preconceituosos, ainda que o processo seja muito lento. A data é histórica, essa é que é essa. Corolário da luta/resistência de muitos que deram a cara pela causa que é de todos (ou devia ser). A aprovação na generalidade deixa-nos obviamente orgulhosos e faz-nos ver o futuro com outras cores.
Falta o ponto da parentalidade que não me é de somenos importância. Tenho esperança que também se resolva brevemente. Além disso, tornou-se pública a oposição do sr. presidente e a introdução de uma inconstitucionalidade por parte do PS que só pode resultar de burrice ou de jogada política (só espero que seja esta última hipótese).
E falta o resto. A igreja eriça-se. e arreganha os dentes. Os plataformistas contorcem-se. Os apocalípticos acham que desta é que é (mas foi no Haiti que a terra foi abaixo, como se a miséria atraísse a desgraça). Ainda antes do final de 2009, enviei um email redigido pela ILGA e que circulou por aí. Devo dizer que em geral fiquei sensibilizado com as respostas, pois nunca antes tinha recebido tantas (no total foram 14: sobretudo do BE, do CDS e do PS - a quantidade foi por esta ordem - e nenhuma do PSD ou do PC). Tantas respostas deviam ser um bom sintoma de uma mudança de paradigma da massa política que supostamente nos representa. Ou talvez não seja nada disso.
Mas, apesar de todos os reveses ou do pessimismo, estamos felizes e à espera de finalmente podermos passar de unidos de facto a cônjuges.

10 comentários:

  1. Agora ando um pouco de fora daquilo que se tem passado relativamente a esta assunto, mas estou certo que de vagar lá chegaremos!! Abraços

    ResponderEliminar
  2. já tinha saudades de te ver escrever...:-)
    acredito que tenha mesmo sido jogada política, o PS está com a faca e o queijo na mão, se o PR pedir a verificação da constitucionalidade saberá que a adopção vai ser possibilitada, pois o PS já disse que não vai deitar "fora" este projecto de forma alguma, se for preciso possibilitar a adopção, possibilita-se, disseram eles. Se o PR vetar, vai-se virar o país contra ele e daqui a um ano há eleições presidenciais; não vetando nem pedindo a verificação da constitucionalidade só lhe resta promulgar...ou se não for cínico, pedir que seja revista a constitucionalidade hihihihihi

    Sabes, estou numa altura em que quero lá saber das mentalidades, essas morrem todos os dias, o que me importa é a consagração do Direito tal qual ele deve ser, justo e imparcial!

    ResponderEliminar
  3. Espero realmente, que possam deixar de ser unidos de facto e que possam, finalmente, ser cônjuges e muito felizes juntos :D

    Devagar vamos lá chegar :)

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Já me chegaram rumores que o PS irá "remover" a inconstitucionalidade, quando a decisão do sr. presidente for a que todos pensam e tiver os trâmites normais desse processamento.
    Que assim seja...

    ResponderEliminar
  6. O que nteressa é essa felicidade notória e a noção de que finalmente vivemos num país de Direito para todos.
    Porque somos iguais right?

    De resto ericem-se, arreganhem os dentinhos... a gente cá está para sorrir.

    Beijinho aos dois,

    ResponderEliminar
  7. A minha impaciência (tanto a mudanças políticas nacionais como internacionais) começa a dar lugar ao negativismo e desilusão. Mas depois penso nos que esperam à bem mais tempo que eu, levanto a cabeça e prego mais um pouco a palavra, lol!
    Vamos esperar mais um bocadinho?
    ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Eu estive lá! Eu acredito que brevemente poderão ser conjuges sim! E espero que nós também!
    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Apesar de ser heterossexual sempre defendi esta questão (desde o início) e é com satisfação que a sei através do vosso blog (tou fora do tuga, por isso as noticias não chegam c facilidade)
    Moral??? Mentalidades??? Mas o tuga tem isso??? é um pau mandado pla igreja cego, surdo e mudo aos seus proprios valores e crenças

    ResponderEliminar
  10. Sócrates jogou sem perícia neste assunto, e a desilusão pode estar à porta. Se a proposta aprovada for declarada inconstitucional, por impedir a adopção, o PS não poderá alterar a lei nesse sentido pois Sócrates, para justificar a recusa da proposta do BE e a não liberdade de voto aos seus deputados, afirmou várias vezes que, nesta legislatura, não está mandatado para defender a adopção, esse «pormenor» não constou do seu programa de governo. Com a burrice e a política a comandar as decisões sobre direitos fundamentais, só daqui a quatro anos voltaremos a falar no assunto. Lindo serviço!

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!