quinta-feira, 4 de outubro de 2007

..:: regresso ao passado ::.. São Francisco de Assis

El Greco, São Francisco e Santo André

Em tempos (há muitos tempos), quis ser franciscano a sério, mas depois a vontade passou-me. Foi um desgosto lá em casa. A verdade é que São Francisco de Assis é dos poucos santos que ainda desperta em mim um genuína empatia (São Sebastião não conta, porque os motivos da simpatia são outros), continuando a ser um dos meus heróis. O dia do patrono da bicharada e das plantinhas, i.e., da ecologia, é hoje, o Sil de Val da Web lembrou-se dele, eu também. Eis alguns vestígios que ficaram desse tempo:

Bênção ao Irmão Leão (1224)

O Senhor te abençõe e te guarde,
te mostre a sua face e se compadeça de ti.
Volva para ti o seu rosto, e te dê a paz.
O Senhor te abençõe, irmão Leão.

São Francisco de Assis »» Fontes Franciscanas (editorial Franciscana) » Braga 1992 »» p. 52


Cântico das Criaturas (1225)

Altíssimo, omnipotente, bom Senhor,
a Ti a glória, as honras, o louvor,
e todas as bênçãos.
A Ti só, Altíssimo, sejam dadas
e homem nenhum é digno de nomear-Te.

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas,
especialmente o mestre irmão sol
que só por si madruga e que nos ilumina.
E ele é belo e radiante e com grão esplendor,
e de Ti, Altíssimo, ele é testemunha.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e as estrelas
que no céu criaste claras e preciosas e belas.

Louvado sejas, meu senhor, pelo irmão vento,
e pelos ares sombrios ou serenos ou com todo o tempo
que são das criaturas mantimento.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água
que é tão útil e é humilde e preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo
pelo qual de luzes se abre a noite
e é belo e alegre e é robusto e forte.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã a nossa madre terra
que nos sustenta e governa
e produz tantas frutas, coloridas flores, e as ervas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelos que por teu amor perdoam
e suportam enfermidades e tribulações,
benditos aqueles que tudo suportam em paz
e que, por Ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã a nossa morte corporal
da qual homem vivente algum há-de escapar,
ai daqueles que morrem em pecado mortal,
e benditos os que encontram na Tua santíssima vontade
que a morte segunda não lhes fará mal.

Louvade e bendizede o meu Senhor, e graças dade,
servide-O todos com mui grã humildade.

Poesia de 26 Séculos »» antologia, tradução, prefácio e notas de Jorge de Sena (Edições ASA) » 2001


Cruz da Igreja de São Damião (a que falou com o santo) e o Tau (em 1215 o Papa Inocêncio III prega um novo símbolo cristão e São Francisco, estando presente nesta reunião, assume o Tau como símbolo da sua Ordem Religiosa: a Ordem dos Frades Menores)

10 comentários:

  1. É, sem dúvida, um cântico muito bonito que eu não conhecia. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. É hino belíssimo à igualdade entre os seres: tudo é posto no mesmo patamar, criaturas e criação do mesmo criador. Deve ser por isso que gosto tanto do tipo.

    ResponderEliminar
  3. Espero que percebam a razão deste post: a de ser o dia do animal. Percebe-se porquê, não?

    ResponderEliminar
  4. Percebe-se, amigo :)
    Gostei mesmo. Vou linkar, eheh

    ResponderEliminar
  5. Caro Paulo
    é precisamente o seu amor aos animais que faz de S.Francisco de Assis, um santo que me é extremamente simpático, ao contrário dos outros santos e santas todos, e parece que cada vez há mais. Quanto ao S.Sebastião, aposto que os motivos da minha simpatia serão os mesmos que os teus...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Acho que vale a pena visitar
    http://www.poesiaerotica.com.pt
    e passar palavra.
    inc

    ResponderEliminar
  7. Amigo Mongo, realmente não te quero desiludir, mas no arquivo secreto do Vaticano houve um franciscano que me fez uma rasteira para assinar o livro de presenças primeiro do que eu (sim, porque eu sou das primeiras a chegar e ele deve ter-se enfurecido com a minha pontualidade!). Deve ser uma ovelha tresmalhada...

    Beijos da Monga.

    ResponderEliminar
  8. Eu não sou muito de santos, até prefiro diabretes. No entanto também tenho uma certa preferência pelo S. Sebastião, penso que os motivos serão bém óbvios Rsrsr!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. 1) Denise, ainda bem que se percebe.

    2) Pinguim, de facto, parece que estamos em sintonia!

    3) Obrigado anónimo pela sugestão da poesia erótica. Vou passar por lá!

    4) Monga, há sempre ovelhas tresmalhadas em todo o lado e os franciscanos não são excepção, ainda por cima com todas as ordens e congregações. São centenas as que se baseiam na regra franciscana (um mundo à parte, portanto). A pontualidade de uma gaja enfurece qualquer homem de bom senso :))

    5) Na verdade, Special K, também já me deixei de santos, mas ficam sempre vestígios. Os diabretes têm outra magia. São Sebastião é um caso raro de feliz apropriamento. Pelos motivos óbvios, claro.

    Obrigado a todos pelos vossos comentários!

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!