segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

«casos de indisciplina e agressão»

Por causa desta notícia, lembrei-me das seguintes palavras:
«A educação preocupa-me muitíssimo, sobretudo porque é um problema muito evidente, claro e transparente e ninguém faz nada a este respeito. Confundiu-se a instrução com a educação durante muitos anos e agora estamos a pagar as consequências. Instruir é transmitir dados e conhecimentos. Educar é outra coisa, é transmitir valores [...] Há décadas, o que havia era um Ministério da Instrução Pública, não da Educação. A educação era outra coisa. Se para ser educado tivesse que ter sido instruído previamente, eu seria uma das criatura mais ignorantes do mundo. Os meus familiares eram analfabetos, como me iriam instruir? É impossível. Mas sim, educaram-me, sim, transmitiram-me os valores básicos e fundamentais. Vivia numa casa paupérrima e saí dali educado. Milagre? Não, não há nenhum milagre. Aprendi a vida e a lição dos mais velhos quando nem eles mesmos sabiam que me estavam a dar lições.»

José Saramago (“Vivimos en una sociedad que carece de educación”, Canarias 7, Las Palmas de Gran Canaria, 4 de Fevereiro de 2007 in José Saramago nas Suas Palavras)

6 comentários:

  1. nem conseguiria entrar em desacordo com ele. Tem toda a razão no que diz: hoje em dia, o problema não é a instrução dos miúdos ou mesmo graúdos. É um problema de bases.

    ResponderEliminar
  2. Estou espantado com as afirmações do Saramago. Nunca pensei concordar com ele nalguma coisa. Mas que estava cheio de razão quando disse isso estava. Talvez antes de educar os filhos se tenha de instruir os pais.

    ResponderEliminar
  3. Hmmm vejo remodelações ehhehe. Gosto muito do novo formato!!
    Quando ao texto parece-me extremamente interessante, bem fundamentado e apenas quero fazer algumas considerações. Claro que a família em casa tem um papel primordial na educação de qualquer criança. Contudo não vamos esquecer que idade (“os mais velhos”) não é sinonimo de sabedoria ou educação como muita gente ainda acredita. Além disso, de facto, a escola é um importantíssimo agente de socialização na vida de uma criança que inclui um contributo indispensável para a sua instrução mas também educação, pois cada um terá as suas falhas educativas em casa. Falo por mim, não foi em casa que aprendi a respeitar a diferença…
    Abraços e Feliz 2011!!

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo inteiramente Saramago.
    O berço forma o carácter, a escola apenas o aprimora... Penso eu de que!

    ResponderEliminar
  5. Este homem fascina-me a cada leitura...



    Stay Well*

    ResponderEliminar
  6. As questões da educação são sempre colocadas. Se, por um lado, como diz o "Psimento", muitas vezes a casa e as figuras paternais não são suficientes para moldar/formar o carácter e/ou transmitir valores, por outro a Escola também não pode funcionar como tábua de salvação quando a base falhou.
    Hoje em dia, a Escola qual Atlas carrega um peso demasiado duro e assina uma responsabilidade que não pode nem deve ser (unicamente) sua.
    Eu fui claramente educada em Casa e instruída na Escola.
    O seu a seu dono.
    Beijos mil aos dois lindos.

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!