quarta-feira, 2 de julho de 2008

..:: vamos à leitura ::..



Há uns anos, Daniel Pennac elencou dez princípios acerca da leitura a que chamou "os direitos inalienáveis do leitor". Estão em Como um Romance, por cá editado pela Asa. Pedagogicamente, é um romance especial e muito interessante, mas é interessante para qualquer um, mesmo fora do contexto da educação. Devo dizer que encontrei, então, nestes direitos uma espécie de justificação para a minha liberdade como leitor. Não se esqueçam deles e leiam muito, e quem tiver filhos dê o exemplo e ponha-os a ler, é que, às tantas chegam-nos, a nós professores, uns meninos e meninas com um nível de iliteracia que é de fazer chorar as pedras da calçada e nós sozinhos não fazemos milagres.



Os direitos inalienáveis do leitor
por Daniel Pennac

1
O direito de não ler

2
O direito de saltar páginas

3
O direito de não acabar um livro

4
O direito de reler

5
O direito de ler não importa o quê

6
O direito de amar os "heróis" dos romances

7
O direito de ler não importa onde

8
O direito de saltar de livro para livro

9
O direito de ler em voz alta

10
O direito de não falar do que se leu






[p.s.: a 4ª-feira, dedicá-la-ei predominantemente aos livros, às leituras e às citações]

15 comentários:

  1. Já conhecia e sigo as máximas. Aliás, tento constantemente incutir estes "mandamentos" nos alunos. Água mole em pedra dura...

    Dias temáticos?! Ka chic! :D

    ResponderEliminar
  2. Adoro ler, e sei que o devo em grande parte a um professor de "trabalhos de casa", que é um professor que ficava depois das aulas para nos ajudar a fazer os trabalhos de casa na Suiça.
    Apresentou-me/nos os "Livros em que somos os heroís", e por quais me apaixonei desde os 10 anos, passar desses livros para os livros "normais" foi um pulinho. Nos 12-13 anos recebi no meu aniversário e para minha felicidade total, o Senhor dos Anéis.
    Neste momento leio livros tanto em francês, inglês ou português, e acredito que se não gostasse de ler, falaria, e escreveria, qualquer uma das 3 linguas, muito pior.
    Mesmo se continuo a preferir a leitura "inutil" (hahah) em grande parte ficção.

    ResponderEliminar
  3. É um romance especial também para mim. Aliás, a Asa devia pagar-me uma comissão pelas vendas desse livro, pois todos os meus amigos e meros conhecidos foram presenteados com ele no natal em que foi editado por cá.

    ResponderEliminar
  4. Os livros são uma paixão desde pequeno... enquanto o meu irmão sonhava com carrinhos e bicicletas eu sonhava com livros, montes de livros! =)

    ResponderEliminar
  5. Adoro ler... infelizmente, os momentos de puro deleite com um livro na mão têm sido raríssimos.

    A minha história com os livros nasceu desde criança. Primeiro, a minha comprava historinhas infantis que me contava. Depois, a evolução natural: aprendi a ler e nunca mais larguei os meus fiéis amigos. Até hoje...

    Faz-me alguma confusão como é que há pessoas tão alheadas da leitura. Há lá melhor forma de viajar?!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  6. Vou estar atento às tuas 4.ªs feiras...Vais ser uma espécie de Barbara Guimarães em "Página Soltas" (lol)...penso até que este programa ja terminou, mas sei que eram 10 minutos diários muito interessantes em que alguêm elegia um livro...já agora tens que me(nos) falar dos livros da tua vida até porque és autoridade na matéria (mestre em literatura)...Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Ai os trabalhos que eu passo para os arrancar da playstation e dos game-boy....
    AI ai Ai

    ResponderEliminar
  8. Um tema apaixonate. Olha espero que não te importes de um dia usar lá no meu cantinho esses 10 direitos do leitor. São lindoooos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Também gostei.
    Contudo, essa de "fazer" os putos lerem, parece-me cada vez mais complicado. Quem pode concorrer com a "caixinha das imagens"?

    ResponderEliminar
  10. Que boa ideia, Feejays! Biba os dias temáticos!

    ResponderEliminar
  11. Que bom!
    Já venho cá amiudamente, mas às 4ªs estarei expectante, à espera da próxima sugestão!
    ***

    ResponderEliminar
  12. Concordo plenamente com estes direitos do leitor.
    Cá fico á espera das tuas quartas feiras livreiras :)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Ler...
    Não falo por mim, que já li muito e agora quase não leio...
    Falo pelo meu dia a dia, feito de livros...livros que entrego, por vezes com puro gozo antecipado do gozo que irão proporcionar; livros que levo para "enfeitar" a estante; livros que procuro sejam veículos de saber aumentado, principalmente para a juventude, mas de duvidosos resultados; livros que são "devorados" (também há gente assim); enfim, livros aconselhados conforme o estudo automático de cada leitor e que por vezes, na volta, me fazem exclamar: BINGO!
    Obrigado a ti e a todos os que falam em livros.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Peço permissão e avanço: o vosso blog linka-se agora ao meu Novo: http://ophiuchus-threedecades.blogspot.com/ . Apareçam, eu estou por ali.

    (se vos apetecer ler)
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Catatau, gostava de saber como consegues quase sempre ser o primeiro a comentar! Gosto de ti, pá, desculpa é os atrasos nas respostas aos comentários!
    Em relação à leitura, acho que a malta do ensino deve conhecer toda este livro.
    Quanto ao novo chiquismo da gente... bem, é que nem imaginas. Faz parte de um pacote de novidades aqui do sítio. Espera para veres!

    Unfurry, tiveste portanto um excelente incentivo. Olha, eu não! Sempre odiei ler, custava-me imenso. Depois, não sei como deu-se um clique qualquer e desabrochei, mas já tarde, devia já estar a meio do secundário. Invejo o teu poliglotismo!

    Manuel, também me é muito especial. Acho que fizeste muito bem em oferecê-lo, já que os bons livros devem ser para isso mesmo: partilhar.

    Will, nunca sonhei com livros. Nunca imaginei vir a ter tantos, mas a descoberta tem compensado muito!

    Cristina, também me têm faltado esses momentos, mas agora com o Verão espero vingar-me. E tens absoluta razão: viajar. Para mim, são os livros e a música: fazem viajar muito, alteram o meu humor, fazem-me crescer. Adoro. Tornaram-se-me inseparáveis!

    Luís, acho que sim! Não prometo nada ao nível da Bárbara (prefiro o Eduardo Pitta!), mas pode ser que consiga que seja minimamente interessante. Vamos ver... "me aguardem!"

    MrTBear, imagino a batalha! Mas não desistas dela! O importante é que eles percebam que há momentos para tudo: para jogar ao game-boy, à playstation, a ver televisão, à rua, mas também à leitura e ao estudo! Boa sorte para essa missão impossível, mas tão entusiasmante!

    Socrates, usa o que quiseres! Aqui não há direitos reservados, além disso a cultura devia ser livre. Por aqui, a pouca que existe, é-o!

    Tongzhi, tens razão! Deixou-se de valorizar o silêncio e a solidão connosco próprios. E isso faz tanta, mas tanta falta!

    X, obrigado pelo rebaptismo! Nunca nos tinha passado pela cabeça! Vai ficar!

    Medusasss, então, aguarda-nos! Já falta pouco! E obrigado pelas visitas!

    Special, estes direitos foram muito bem esgalhados. São daquelas coisas simples e óbvias que estão à espera de que alguém dê o primeiro passo. Eu sou adepto fervoroso deles.

    Pinguim, quase não lês... bem, sobra-te o dia-a-dia, então! Devorar livros é uma excelente imagem! Tenho a certeza que tens um tacto inexcedível para a coisa e isso é bom e deve facilitar muito os teus leitores/clientes!

    Ophiuchus, claro que nos apetece ler! E em torrente! Sê bem-vindo!

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!