terça-feira, 2 de setembro de 2008

..:: um dia, ʇalvez dois ::..

Sinto-me andar au ralenti e por isso respondo atrasado, inclusive ao desafio que o Pinguim nos lançou. E já não estou de férias, mas é como se estivesse… Pois bem, uma tarefa relativamente fácil, basta puxar um pouco pela memória. O Zé costuma delegar-me a tarefa de escolher; eu detesto fazê-lo. Portanto, tirando parte da negociação, imponho que repartamos a responsabilidade da escolha para, no caso de não correr assim tão bem, a desgraça não ser só minha.
O que faríamos nas 24 horas de um período de férias entre as seguintes actividades: exposição, cinema, bailado, teatro, livro e música. Como reforça o Pinguim, está implícito ver pela primeira vez ou rever. Posto por mim, a selecção, mesmo à distância, foi feita por nós os dois. E cá vai (e esta é uma entrada extensa):

1º dia



»»»»»»»»»»»»»»»»»»» leitura »»»»»»»»»»»»»»»»»»»
# Eu tenho muitos livros na calha, mas este parece-me bem: Art Works: Autobiography de Barbara Steiner e Jun Yang (comprado aqui), de onde seleccionei a fotografia de Ria Pacquée (digam lá que não é uma delícia):


© Ria Pacquée, da série Madame at carnival in Cologne, 1989

# O Zé acabou A Alma Trocada e tem-se dedicado ao prazer da leitura técnica...



»»»»»»»»»»»»»»»»»»» música »»»»»»»»»»»»»»»»»»»
# Para ouvir enquanto lemos: Jan Garbarek, que conheci através do deslumbrante Officium (com The Hilliard Ensemble).





#
Em concerto, assim de repente, também poderíamos rever tanto Ute Lemper (por exemplo, esta, esta ou esta), como Wim Mertens (por exemplo, esta, esta, esta, esta, ou esta), ou mesmo Goran Bregovic (por exemplo, esta, esta ou esta).



»»»»»»»»»»»»»»»»»»» teatro »»»»»»»»»»»»»»»»»»»

# Definitivamente, As Obras Completas de William Shakespeare em 97 Minutos. Já assistimos 3 vezes espaçadas no tempo e não consegue ser repetitivo, monótono ou tudo aquilo que normalmente o teatro costuma ter. Ah, desde que descobrimos a Companhia Teatral do Chiado, também vimos todas as outras peças que a companhia tem representado. Altamente recomendável.





2º dia


»»»»»»»»»»»»»»»»»»» cinema »»»»»»»»»»»»»»»»»»»
O cinema não nos tem atraído muito nos últimos tempos. Por sinal, vem aí o Queer Lisboa, que nos costuma apanhar por lá. De resto, há uns quantos filmes que nos marcaram, quer em conjunto, quer individualmente.
# A vantagem é que nem todos reveríamos de ânimo leve, a saber, por exemplo: A Paixão de Cristo, Brokeback Mountain.

# Eu emociono-me com facilidade, o Zé contém-se. Além dos filmes acima, acho que só A Outra Margem (cf. estas duas entradas) nos conseguiu agarrar à cadeira simultaneamente.



»»»»»»»»»»»»»»»»»»» exposição »»»»»»»»»»»»»»»»»»»
# Em todas estas opções, é impossível não se ser condicionado pelo que mais recentemente se fez. Assim, depois da recente visita à exposição da Rainha do Nada, há várias (muitas) exposições e museus que continuam a martelar-nos a memória.

# Aviso já que tenho vindo a ganhar uma certa fobia a museus... isto às vezes atenua, mas fiquei a saber que há um síndroma que explica a tara: síndrome de Stendhal (coisa requintada, hein?!). Em todo o caso, como eu adoro românico (e costumo ser bastante chato e impositivo em relação aos meus gostos), escolho justamente a secção do românico (e do gótico, já agora) do Museu Nacional de Arte da Catalunha. Para quem não conhece o MNAC, este apresenta a melhor colecção mundial de pinturas murais românicas, que para aí foram deslocadas, como os frescos vindos dos Pirinéus (por exemplo, os das igrejas de Santa Maria de Taüll, de Sant Climent de Taüll e San Quirce de Pedret, dos séculos XI, XII e XIII). Quando lá estivemos, esperamos pela visita guiada e tivemos o privilégio de dispor de uma guia só para nós, e, acreditem, foi fantástico pelas coisas que aprendemos (uma das alturas em que percebemos que afinal nada sabíamos sobre este estilo artístico só aparentemente simples - ok, é preciso ter alguma predisposição para o quer perceber). Eis alguns exemplos marcantes:


Pentocrator (Sant Climent de Taüll, c. 1220), e um vídeo explicativo:


Majestat Batlló (século XII)


Mare de Déu i sant Joan del Davallament de l'església de Santa Eulàlia d'Erill la Vall (Mãe de Deus e São João do Descimento, século XII)

Mas o MNAC não tem só arte antiga, senão vejam este vídeo:




»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
bailado
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
# No bailado, a coisa é pior ou mais simples: Pina Bausch. Aqui fica um excerto do inesquecível Masurca Fogo, no filme de Amodóvar (Fala com Ela).




»»»»»»»»»»»»»»»»»»» as vítimas »»»»»»»»»»»»»»»»»»»

As vítimas sortudas são @s seguintes: Swear Bear, Músico Guerreiro, Algbiboy, Brama, Deniblog. Podem encontrar as regras aqui ou aqui.

7 comentários:

  1. Vocês nunca me enganaram! ;)

    (Tb delirei com as Obras Completas de William Shakespeare em 97 Minutos).

    ResponderEliminar
  2. Teria imensa dificuldade em responder a este desafio. As coisas por "atacado" esmagam-me e fico sem capacidade de decidir!
    Mas as vossas escolhas são muito boas, Gostei!!!!

    ResponderEliminar
  3. Excelentes escolhas, mas confesso que seria muito dificil fazer tanta coisa em 24 horas: Um dia, talvez dois ou três :)
    Quanto a Barcelona é uma das minhas grandes falhas aidna não conhecer essa bela cidade.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Tardei...mas arrecadei. Que belas escolhas, mas nada disso foi surpresa para mim; imagino que tirando uma outra coisa, a dificuldade terá sido a opção.
    Por falar em tardar, dos 5 desafiados por mim, apesar da demora, vocês foram os segundos a respnder; ainda espero 3 respostas...
    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Ora bolas, desafio complicado este. Bem vamos ver o que e quando consigo fazer mas e-me muito dificil escolher porque nem todos os dias me apetece a mesma coisa.
    A ver vamos.
    Das vossas escolhas, anotei algumas sugestoes, nomeadamente o MNAC (ja vou refilar com a cara metade que e da catalunha e nunca me disse nada).
    Abraco

    ResponderEliminar
  6. Ó Paulo, há bocado esqueci-me de te dizer: quando voltares ao MNAC vê se compras o fabuloso catálogo. Ok, eu sei que está quase sempre esgotado, mas é uma obra ímpar (a bem dizer um suculento calhamaço), ao preço da uva mijona - quando o comprei não chegava a vinte euros (ou a tipa da loja estava borracha). Garanto-te que dificilmente consegues obra tão gráfica e completa sobre o românico catalão - e porque não dizer, espanhol. :)

    ResponderEliminar
  7. Obrigado por se terem lembrado de mim para o desafio haha, um abraço aos dois :D

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!