quarta-feira, 15 de abril de 2009

..:: parabéns, Monga! ::..

À falta de inspiração até para dizer "parabéns!", ficam aqui as palavras da nossa Monga de há dois anos atrás. E como o tempo passa! Vá lá que algumas palavras ficam e alguns sentimentos se solidificam. Relembramos-te assim, rejubilante, nos teus 30 anos. Sei que dois anos depois as tuas coisas mudaram muito. Dizem que é a vida e quem somos nós para desconfiar. Portanto, muitos parabéns carneira Monga!





Queridos amigos:
Há 30 anos, no dia 15 de Abril de 1977, eu nasci. Estou certa de que isso não alterou a maior parte da política internacional e que se calhar já havia, nesse tempo, problemas na faixa de Gaza (desde que me lembro de ser gente que existem…). Alterou, decerto, a vida da minha mãe, do meu pai, do meu irmão, dos meus avós. Portanto, amigos, a faixa de Gaza não mudou, mas a vida de todos estes intervenientes e de muitos outros modificou-se.
Estou a fazer 30 anos e creio que a vida deles se tornou melhor. (...)
O meu irmão atrasou o meu crescimento em larga escala, porque me empurrou muitas vezes contra a parede quando eu era muito pequena (diz a minha avó), fez dos meus triciclos bicicletas com turbo ligado e colocou todas as minhas bonecas e ursos em posições de fazer corar qualquer estrela porno. (...)
Há 30 anos atrás estou certa de que a minha mãe me saudou com um lindo sorriso, até porque eu era muito rechonchuda. 24 anos depois tive de aprender a perdê-la numa morte que todos podemos considerar como «prematura», mas que, dizem as estatísticas, é extremamente vulgar: cancro da mama. (...)
Isto é uma coisa que veio com os 30 anos: o mau feitio, ou, numa versão altamente melhorada «agora ninguém manda em mim». (...)
É altura de falarmos dos amigos. Um por um mudaram o meu trilho, o meu percurso, cada qual com uma qualidade ou um defeito ou um ensinamento, ou mesmo com a abertura de novas possibilidades. (...) Mas acredito que o meu percurso é ainda incipiente, está muito no início, por isso venham daí…



6 comentários:

  1. A Monga é bem esperta!
    Tanjobi omedeto!

    ResponderEliminar
  2. Eu conheci a Monga num aniversário do Zé e depois no célebre pic-nic das Caldas (o que nós gozámos no carro com os vossos purismos linguíticos, recordas-te?), e de ambas as vezes fiquei com a ideia de que é uma pessoa sensacional...
    Daqui os parabéns para ela e para vocês pela bela e merecida homenagem.

    Ah, está a fazer um ano foi o nosso jantar; lembras-te, coincidiu com o aniversário da Monga e daí ela não ter ido...

    Abreijos para os três.

    ResponderEliminar
  3. Pinguim, muito obrigada pelas tuas palavras e obrigada aos outros pela lembrança e pela saudação. Eu um dia atrevi-me a dizer «obrigado» e o Paulo ia-me matando...
    Gosto quando o Mongo rebusca as minhas palavras, eu nunca me lembro do que digo e às vezes gosto de me reler para dizer «eu já escrevi bem».
    O ano passado não estive no jantar porque fazia anos nessa altura, e este ano tenho uma conferência, mas adorava reencontrar todos vós, pois gostei muito desse dia.

    Um beijo muito mongo

    Paulo e Zé, obrigada pelos telefonemas e pelo post!!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Monga! Somos quase gémeos (menos de um mês de diferença)!

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!