sábado, 23 de maio de 2009

..:: conclusão : obrigado [#3] da heterogeneidade ::..

Finalmente, duas semanas depois, os agradecimentos especiais e personalizados. Foi diverso, muito hetero (no sentido de restrito e original que do grego vem, i.e., diferente - mas não anómalo cf. definição), tal como nós gostamos (eu, Zé, Pinguim), e quem não gosta que coma menos. É assim que entendemos o mundo: múltiplo, diverso, diversificado. Escusado será dizer que gostei de toda a gente. Escusado será dizer que em geral gosto de toda a gente, às vezes muito por causa, repito, do que me disse o Pinguim (qualquer coisa como «nós ‘escolhemos’ as pessoas»), mas também porque sinceramente sempre achei que as pessoas chegam e partem por algum motivo especial. Não é em vão que há afinidade, indiferença ou repulsa. Em parte por causa da personalidade, em parte por causa desse sentido exterior que faz com que haja entendimento, como se houvesse um conhecimento prévio que vem de não sei onde.
Tudo decorreu naturalmente, com muitos nervos por causa de quem não chegava, com a emoção da leitura de MEC pelo Ophiuchus e Nocturna, pela cena com o carago do cartão de multibanco da Celeste giroflé-giroflá. Acho que tod@s comunicaram muito naturalmente, e nem elegebetês nem straights se sentiram mal. Já agora (e isto é aqui do Mongo para a Monga), não houve orgia nenhuma. Obviamente, nestes convívios privilegia-se o fortalecimento da amizade, do conhecimento mútuo, genuíno, sincero e desinteressado (i.e., não interesseiro), que em quase todas as situações começou por ser virtual e dó depois passou a tridimensional.

Depois deste desabafo oferecido ao desbarato, apresento a minha apreciação individualizada da heterogeneidade que deu cores, formas, cheiros e temperaturas ao jantar de dia 9. Falo só de quem esteve durante o jantar porque com quem chegou depois não mantive qualquer contacto.

Em primeiro lugar, Pinguim, senhor bastonário da ordem bloguística, pela dedicação e empenho depositados na esmerada organização. Como já disse o ano passado, foi a força motriz, a razão e a concretização do jantar.

X & F: é sempre bom rever-vos! Felizes!

Will: continua igual. Igualmente discreto. Igualmente sorridente.

TongZhi: tem uma careca sexy, não posa para a fotografia, mas possui o mesmo humor imperial e terminou a dar-me um conselho sábio.

Teresa: continua a não ter blogue, mesmo depois do piquenique, mas gostei que tivesse manifestado interesse em ir e sair, de a rever nestes convívios bloguísticos.

Special K: ocupado, claro, mas disponível para estar com os amigos.

Smile: adorei conhecer a mulher de sorriso transparente e ilusoriamente frágil.

S.M.: confirmei o sorriso franco e invasivo, bonito, tal como bonita e simpática a rodos é a sua admirável mulher.

Rui: pronto, continua sem blogue.

Paulo: desde que começámos a remover águas passadas, descobrimos afinidades e humores que me fizeram desde logo perceber que a simpatia tinha sido imediata. Tem um sorriso encantador (e maroto!). E é tão bom saber-te feliz!

Ophiuchus: o rapaz eléctrico, dado ao sentimento e à improvisação, fazendo lembrar que a vida é mais de imprevistos que o resultado de planeamentos com régua e esquadro. É medúsico, valquírico, lânguido, (re)quebrado em ossos e generoso em pequenos gestos de grande sensibilidade.

Nocturna: surpreendente na elegância e deferência do gesto e da voz. Bonita por fora e por dentro, ágil no pensamento sábio e fértil nas palavras e na vontade firme.

Mário: de sorriso em riste, distribui a simpatia e o que eu chamo de timidez e que só os puros possuem.

Lampejo: desta vez, ainda que pouco, pudemos falar mais a sério sobre assuntos que devem ser votados ao esquecimento.

Keratina: dispensa palavras, merece a euforia do rosto cheio de sorriso.

Luís: enigmático como só ele, afigura-se-me indefinível.

Innersmile: voltou a revelar-me o sorriso que afinal não é nada difícil, mas tão especial.

H2omens: os míticos Miguel e Bruno, finalmente ao vivo e a cores.

Grito Mudo: não o conhecia, também é verdade que não conversei muito mas deu para perceber a sua vontade firme.

Fernando: simples, a minha apreciação: não conversámos o suficiente.

Falcão Peregrino: é bonita, sorri como só ela e tem um blogue especial.

F3lixP: não o imaginava tão silencioso, embora perceba bem que é do impacto. E o olhar também comunica; fisicamente é tal e qual o menino especialista das fotografias excelentes e sensíveis.

enGine throbs: igual a si próprio, com um sorriso bonito e o humor em riste, pronto a disparar como bala. Não engole desaforo nem reserva a sua opinião.

Celeste: já sabia pela Denise que era bonita. Não imaginava quanto. Também já sabia que era simpática. Também não imaginava quanto. Afinal, é bonita comò carago e fala com um sotaque delicioso. Acho que é daquelas pessoas que já não nos revíamos desde a última reencarnação. Conseguimos (mais eu, é verdade) a proeza de mandar o cartão para aquela racha, espaço minúsculo entre balcões, mas graças à persistência do seu Miguel, lá o conseguimos reaver.

Carlos: o mesmo das fotos: sorridente e franco.

Carametade: também de máquina fotográfica em riste, sabe muito mais do que (imagino eu pelo que leio e vejo) fazer excelentes cozinhados alentejanos.

André Benjamim: não lhe imaginava a saga nem os silêncios. Mas também foi o conhecimento de um mito: o do autor d'Os Cadernos Secretos de Sébastian.

Algbiboy: o rapaz dinâmico e simpático que ilumina com a sua presença.

A... : não me desiludiu em nada, excepto no facto de que o esperava mais falador. Mas percebo-o bem: às vezes, é preferível escutar que falar gratuitamente (temos uma boca e dois ouvidos). E é bonito que se farta (digo eu, que gostos não se discutem).





Aos outros, agradeço a presença, lamento não termos falado mais do que cumprimentos e fazer a chamada, mas com tanta gente era impossível muito. No final, acho que todos ficámos a ganhar. Pelo menos, com a vossa presença, ampliou-se o nosso mundo!

19 comentários:

  1. Falta algo:
    Zé e Paulo, iguais a si próprios, sem eles este jantar não se teria realizado e o exemplo mais acertado que conheço de um nome de blog: Felizes Juntos.
    Abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  2. nosso caro Pinguim, quase nos embaraças! além disso, nós já dispensamos apresentações: já nos conhecemos a nós próprios (mas nunca o suficiente) e somos péssimos a falar de nós. mas tenho de concordar: o nome foi certeiramente escolhido. ainda bem!
    abraço nosso

    ResponderEliminar
  3. Os mitos são assim mesmo, repletos de sagas e silêncios! he he! Enfim, sem te (vos) querer desiludir, julgo que nunca virás (virão) a conhecer o André Benjamim! O próprio André Benjamim, onde quer que ele exista, se desconhece! Ademais, esse indivíduo é um tanto ou quanto a derivar para o maníaco-depressivo, e nesse dia estava na mó de baixo - não apenas animicamente falando - mas também, sem explicações necessárias (julgo!) geograficamente! Aliás, esse gajo passa mais dias por ano na mó de baixo, que na mó de cima, mas isso são contas de outros rosários...

    Vou-te deixar aqui uma informação (em jeito de compensação pelo facto da impossibilidade de conhecer esse tipo - será possível conhecer alguém?) que talvez te dê uma nova perspectiva sobre essa obra que citas, o subtítulo nunca publicado "Morte na Madrugada, ou O Eterno Amanhecer"

    Quanto ao jantar, e aos presentes, eram todos muito bonitos e simpáticos e tudo o mais, eu é que tenho um problema a associar nomes a caras (uma face nunca esqueço, já um nome é raro recordá-lo), e mais difícil ainda seria associar as pessoas aos blogs, portanto não sei em verdade dizer se as pessoas corresponderam ou não a uma imagem que tivesse delas... na realidade, recuperando uma das muitas conversas cruzadas e diversificadas que se produziram, eu sou muito "indiferente" a tudo; apenas dois apontamentos: O João é mais baixo que aquilo que eu imaginava; tu e o Zé mais altos...

    Bom, parabéns pelo exercício estóico que é juntar 36 melros a manjar no mesmo espaço!

    Abraços e Beijinhos para tod@s! (Não sejam gulosos! Ou uma coisa ou outra, e apenas 1! Em excesso provocam cáries e são do pior para os diabetes! - Deixo para esses casos, se preferirem, um sentido aperto de mão!)

    André Benjamim

    ResponderEliminar
  4. André, não, não desiludiste. em nada. simplesmente, não tinha ideia como serias em presença. esse desconhecimento de nós próprios tem muito que se lhe diga, mas deixo a tarefa para especialistas. e acabas por fazer um retrato de ti. completas-te nas palavras, logo, agradeço-te por isso, porque não vale a pena dourar a pílula nem inventar o que não somos. e também passo muito tempo na mó de baixo...
    eu, normalmente, não me esqueço das caras, ou de fazer associações, mas já de nomes... com nomes sou um desastre. e, por isso, as fotos são uma preciosa ajuda à memória que falha. e, sim, somos altos q.b. (já agora, para quem tenha dúvidas: eu sou mais alto que o Zé, ´tá!)

    obrigado pelos abraços e beijos (em dose homeopática, claro) que obviamente retribuo.

    ResponderEliminar
  5. Foi muito agradável.
    Embora nada daquilo tivesse acontecido sem a vossa iniciativa e empenho, não posso deixar de sublinhar que TODOS os presentes se empenharam para aproveitar o vosso esforço.
    Como costumo dizer, são muitos anos a "virar frangos" e a "observação" é o método,por excelência, que mais utilizo.
    Assim, três vivas aquele excelente grupo!!!
    VIVA; VIVA; VIVA!!!!

    PS.Quanto ao conselho, ficou provado a pessoa generosa que tu és.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Tongzhi, obrigado! muitos vivas a nós todos!
    e ainda sobre o conselho: eu sou é parvo, porque se não o fosse nem precisaria que mo desses. enfim, pelo menos resolvi (tardiamente) a coisa.

    abraço!

    ResponderEliminar
  7. Ficarei sempre em dívida com o Pinguim e o Zé & Paulo, por me terem convidado. Logo a mim acabada de chegar à blogosfera ( e azelha como só eu). Foi uma noite de belíssimo convívio.
    Muito obrigada, uma vez mais
    Nocturna

    ResponderEliminar
  8. Nocturna, não há dívidas! só dividendos! e tudo graças ao Pinguim! e ainda bem que te convidou, já viste que protagonizaste um dos momentos mais bonitos da noite?! e o que nós ganhámos com a tua presença!

    um grande abraço com desejo de presenças que se repetirão muitas vezes, tenho a certeza

    ResponderEliminar
  9. o sorriso não é avaro, de modo nenhum. digamos apenas que é mais interior do que exterior :)
    é um prazer e um privilégio partilhar convosco estes 'get togethers'
    abração

    ResponderEliminar
  10. Nem eu sou normalmente assim tão calado, devo dizer também que estava cansadissimo (só dormira 3 horas 24)! E também não da paciência de quam não conhecia bem e levar a máquina fotográfica.
    Foi deverás uma das melhores coisas que fiz este ano!
    Até à próxima!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  11. Miguel, eu sei e há imenso tempo que me meto contigo por causa dele... já sinto que é lugar comum. ao contrário da tua presença que é sempre muito bem-vinda! além de todo o esforço!
    um grande abraço

    ResponderEliminar
  12. F3lixP, acredito que não sejas (pelo menos nos vídeos, não és!) :)
    mas o cansaço também não te ajudou, pois claro. mas fica uma certeza: das próximas vezes falaremos mais e ainda me darás umas lições de fotografia, pode ser?

    outro grande abraço

    ResponderEliminar
  13. Paulo,
    Isso agora, lol, as lições não se dão por aqui, quer queiras quer não acabas sempre por pagar com as tuas próprias lições do que quer que seja!
    Às tantas percebes mais de fotografia do que eu!
    ;)

    ResponderEliminar
  14. F3lixP, lol
    as lições seriam em presença e sem outras intenções que não fossem sacar-te alguns segredos ;)
    e gosto muito de pagar em troca, desde que isso signifique TROCA porque se o preço for muito alto, fica já a saber que isto está mau, 'tá!
    de resto não percebo nada de fotografia, só muito raramente as trabalho e servem mais para fixar o momento que para divulgar com a qualidade que as tuas têm. sim, isto é uma declaração de inveja!
    ;)

    ResponderEliminar
  15. Quero dizer que tu e o Zé para mim ,são um casal verdadeiramente fantástico.abraços

    ResponderEliminar
  16. Eu gostei de ir, gostei das pessoas, repetia.

    Devia escrever algo no meu blog, mas ando numa fase em que a inspiração não abunda. Fases...

    Mas de ti Paulo, vou ter que falar um dia destes... :D

    Beiji** muito grande e obrigada pelo cartão, pela boleia, pela simpatia, por tudo.

    E quero um café para bater-papinho-daquele-de-jogar-fora!

    ResponderEliminar
  17. Quero só dizer que fiquei um bocadinho triste de não estar presente mas o meu bébé não me "deixou" ir :(
    Sei que só fez falta quem esteve mas pronto...


    O facto de não vir aqui muito não implica que não me lembre sempre de todos, não sinta muitas saudades, alguma nostalgia e como sou uma pita chorona e agora com as hormonas que andam doidas ... não está fácil...

    Deixo um beijinho para quem ainda se lembrar da Duxa

    ResponderEliminar
  18. Sabes, eu não falo muito quando não conheço bem as pessoas, prefiro escutar como dizes e bem!. Quando começo a estar mais á vontade falo um pouco mais como pudeste comprovar no desfile... mas depois ninguém me atura!!! =D
    Mas foi uma noite muito bem passada, muitos sorrisos, muita conversa, comida, uma experiência para recordar e REPETIR!
    Abração

    ResponderEliminar
  19. Também gostei de conversar contigo.
    Abraço!

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!