quinta-feira, 10 de julho de 2008

..:: despedidas : alunos e alunos ::..

Este ano só tive turmas de CEF. As aulas foram terminando em datas diferentes. Como é meu hábito, entro a matar e só depois vou soltando a corda. Só muito tempo depois é que percebem que eu até sou capaz de sorrir com eles (e deles também). Parece que descobrem a pólvora. Às vezes, acabo o ano a chorar. Este ano, não foi excepção. Quando os alunos se agarram a mim, nem sei o que fazer. Também chorei e tive de reagir, sob pena de não ter lenços suficientes para todas as lágrimas e para os que ameaçaram começar a chorar também. Não sei porque acontece. Talvez porque o pessoal não gosta de despedidas e sabem que para o ano não me terão lá. Eu odeio despedidas, sobretudo quando a relação é boa. Não me posso queixar, apesar das faltas disciplinares. Perguntam-me se vou ter saudades. Porque não continuo na escola. Confesso que tenho sempre saudades, mais não seja da estabilidade.
Já acabei as aulas. Nesta derradeira turma, as saudades são recíprocas (ironia), nem me despedi sequer. E costumo despedir-me sempre com postais, poemas ou emails. Os postais costumam levar poemas ou citações de que gosto; o poema costuma ser “Carta a meus filhos sobre os fuzilamentos de Goya” de Jorge de Sena e o email costuma seguir com um vídeo. As entradas abaixo incluem esse poema e esse vídeo. Em Setembro, haverá mais, espero eu, mas nada é garantido.



Agora, um ano depois de ter começado e apesar de ainda me sentir cansado, deu-se o regresso à minha normalidade virtual.

23 comentários:

  1. O Paulinho, no seu melhor!!!!
    E agora é que vai sair postagem...preparem-se.
    Abração.

    ResponderEliminar
  2. Pinguim, só tu para me fazeres rir que o humor hoje também ainda não está lá muito fácil! Mas descansa (aliás, descansem), não vai ser assim todos os dias, ok!

    abraço, também para ti!

    ResponderEliminar
  3. Faço minhas as palavras do Pinguim. Pensei exactamente o mesmo, agora vai ser sempre a bombar!
    Vá, anima-te moço, que a vida são dois dias e o Carnaval é uma festa parva.
    Um abraço tamanho XXL

    ResponderEliminar
  4. Como deves calcular, sei bem do que falas.
    Este ano não aconteceu porque sei que os vou ter no próximo ano...
    Contudo, não me posso esquecer do que me aconteceu na última turma que tive na faculdade. Para poupar a escrita, podes ver aqui
    http://tong-zhi.blogspot.com/2005/06/surpresa.html

    ResponderEliminar
  5. A tua santinha da matemática está o máximo!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Aquela da nossa senhora da Matemática está demais, aliás começou logo a despachar milagres haha
    Do protector solar lembra me ontem quando fui a praia, com o meu protector 30, e meu chapeu de sol, assim como chapeu e oculos de sol... e estava lá mais do que um estrangeiro, já bem vermelhos de queimados, a torrar mais um bocadinho ao sol sem qualquer chapéu de sol nem nada... será que esta gentinha é toda maluca!!!

    ResponderEliminar
  7. E que venham as férias... Em Setembro há mais!

    ResponderEliminar
  8. Imagino a questão da estabilidade...

    Este ano também inaugurei um CEF (normalmente só dou aulas à noite) e foi logo de uma coisa boa: Pasteleiros/Padeiros. Dei-lhes duas disciplinas: Cidadania e Mundo Actual e Higiene e Segurança no Trabalho. Mas o melhor do ano foram dois desafios que tive de enfrentar:
    1. Fazer com que integrassem um colega de 16 anos que vinha fugido de outra escola onde lhe davam porradinha de criar bicho por ele ser uma bicha assumidíssima (perigosa e tonta, acrescento eu).
    No fim do ano era ver os matulões mui machos a defender com unhas e dentes @ coleg@ dos impropérios que recebe na rua. Batalha ganha, mas para o ano há mais. Desta vez para continuar a impedi-lo de marcar encontros todos os dias com homens de 40, 50 e 60 anos e de fugir depois das aulas em direcção a saunas e locais de engate.

    2. Fazer com que no fim do primeiro período já todos tomassem pelo menos um banho diário, colocassem a roupa para lavar e - pasme-se - usarem um desodorisante! Os primeiros comprei-lhos eu no Lidl (para toda a turma) e dei um quarto de aula a enaltecer as virtudes do roll-on após uma banhoca bem esfregada. No fim do ano, além de cheirarem a lavadinho, terem as unhas limpas e cortadas ainda punham água de colónia, ó-ó. Espero que para o ano se mantenha

    Um fracasso - A grávida de 16 anos que desovou em Janeiro e a quem nós demos um enxoval e batalhamos para que a integrassem (com o bébé) numa família de acolhimento, fugiu em Maio da casa onde estava amparada e, mesmo com sucessivas queixas e empenhos/cunhas na Polícia Judiciária, ainda não apareceu nem foi vista. Deve ter sido apanhada por alguma rede de prostituição e levada para Espanha. O bébé está bem. Ela não sei, mas palpita-me que não. De resto, ela já andava metida - sexualmente falando - com companhias pouco recomendáveis e as fotos do H5 (vimos nós depois), também não prenunciavam nada de bom...

    Ó pá, desculpa lá o testamento... foi ao correr da tecla, rsrsrsrsr.
    Aposto que tens peripécias que também valem a pena partilhar. :)

    ResponderEliminar
  9. Este ano as despedidas foram mais dolorosas que o costume. Estive com as pestes dois anos e afeiçoei-me a elas. Até soltamos umas lagrimas. Mas foi uma despedida bonita, com direito a festa e entrega de diplomas e tudo. Pena que um colega tivesse apagado as fotos todas por acidente.
    Mas é bom saber que voltas em força. Vou ver se consigo acompanhar a tua genica no meu blog.
    Abraço (porque vocês são machos demais para andarem aos beijos ;)

    ResponderEliminar
  10. É sempre bom entrar com precaução, pois mais vale prevenir do que remediar. Há que ter cuidado, principalmente com aqueles a quem damos a mão e também querem o braço. Aqueles que são boas pessoas deixam sempre saudades e vice-versa. Mas tudo isto, também se aplica noutras situações das nossas vidas.
    A santa tem ar de ranhosa e ficava melhor com um uniforme de mulher SS.

    ResponderEliminar
  11. Ah, a educação e o amor pelas crianças dos outros; a ajuda no crescimento moral_formal das novas gerações - também estou nessa! E é para a Vida! (então não choramos: Sempre!)
    Abraços FeeJay's

    ResponderEliminar
  12. Mais comoções: estampei-me com o Jorge de Sena e o meu coração diluíu-se no écran! Se não as podemos evitar, ao menos que sejam pelo que acreditamos!

    Agradecido pelo post.

    ResponderEliminar
  13. Parece que o blog faz um ano, segundo a Denise. Parabéns, chavalos!

    ResponderEliminar
  14. Ai a santinha da matemática está tão lindinha.
    Quando há despedidas assim entre alunos e professores é porque eles gostaram de ti e du deixaste uma marca neles. Confesso que de todos os professores que tive na vida só me lmebro de dois ou três. Para esses alunos deves ter ficado entre esses dois ou três.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Entendo-te perfeitamente.

    Em relação ao final das aulas tenho sempre sentimentos opostos. Por um lado, a felicidade de me ver livre dos miúdos e da trabalheira toda, por outro lado, a tristeza de me ver sem eles. Acaba sempre por ficar uma certa tristeza no ar. E quando eles querem ficar na sala a despedirem-se então aí fico mesmo sem jeito. Querem dedicatórias, oferecem-me prendinhas, querem cumprimentos, beijinhos, apertos de mão.

    Ainda hoje na escola dei comigo a sentir uma certa melancolia perante as salas vazias, os corredores silenciosos, a falta de barulho, de confusão e de sorrisos.

    Para o ano há mais.

    ResponderEliminar
  16. Mas vocês são todos professores?!! Xiça, e eu a pensar que os jornalistas "rulavam"!!! despedidas de baba e ranho... nah... what a puss!!! tirando um ou outro professor que chegado ao Verão aí iam ele de botanito da camisa desabotoada mostrando a peitaça encarpetada, não guardo saudades. Aulas?!, não, nunca mais!

    ResponderEliminar
  17. Muito grata pelo seu comentário, eu adoro fotografias, esta especialmente porque foi tirada no cimo mesmo da Fonte Luminosa em Lisboa, que eu tanto amo, este local faz-me recordar os meus tempos de menina, andei na primária, na Rua Actor Vale, cresci e, muitas vezes fui passear,
    ( namorar com o pai dos meus seis amados filhos ) na Alameda D. Afonso Henriques, quando a Fonte Luminosa, ainda o era!!!
    A paisagem realmente fascinou-me,mas a felicidade desse momento foi o mais importante na escolha para esta postagem, porque foi uma noite de Sº. António 2008,maravilhosa passada muito feliz até ás tantas da madrugada, na companhia do meu primogénito ;)
    As minhas desculpas por esta resposta ao seu comentário, ser tão extenso!
    Mas eu sou uma tagarela ;)
    Logo que tenha oportunidade, vou fazer uma visita ao vosso Blogue ;)
    Tudo bom para si.

    10 de Julho de 2008 11:19

    PS: As minhas desculpas, por enviar para aqui a minha resposta de agradecimento,ao seu comentário no meu Blogue :(
    De qualquer forma aqui pode sempre apagar e, não publicar ;)
    Pois ele encontra-se publicado no meu Blogue!
    Um xi de simpatia ;)

    ResponderEliminar
  18. Graphic, como vês, isto tem dias. Até me parece estar bem calminho, não achas?
    O carnaval é mesmo uma festa parva! Ó raisparta o mau humor :))
    gostei foi do abraço XXL! é muito bem-vindo!

    Tongzhi, ah, pois, não lhes consegues escapar! humm, vais ver que será um experiência radical! E vou ler o teu texto sobre a surpresa, claro que sim!
    Aquela santinha é uma milagreira!

    Unfurry, este protector solar é mais metafórico. Eu já aprendi que para ir à praia tenho de regressar tão branco como fui. Nunca achei piada ao bronze, muito menos aos encarnados tipo camarão! Falta-lhes o juízo, pois claro!

    Jasmim, espero que sim, sinceramente, espero que sim!

    ResponderEliminar
  19. Catatau, saltando a parte já batida da estabilidade, fiquei impressionado foi com essa transformação toda. Se calhar preciso de mais tempo para reflectir sobre as alterações operadas nos garotos (quer dizer, quase adultos, na verdade). Eu tive alguns desafios, embora o meu envolvimento tenha sido diferente porque em LP desenvolvem-se competências muito diferentes de CMA ou HSST. Na verdade, aquela que foi minha colega de CMA em quase todas as turmas é uma nulidade que não é capaz operar essas mudanças necessárias nos alunos (lembras-te de ter falado de uma colega que faltou a uma reunião de avaliação?). Portanto, cabia-nos a nós justificar alguns dos actos da senhora e ainda tentar-lhes incutir valores de verdadeira cidadania. Numa turma tivemos 3 alunos com dificuldades profundas de aprendizagem e não só. Conseguir o respeito dos outros colegas foi duro. Mas lá está, houve alterações muito boas e surpreendentes: passei de "palhaço de merda" a alguém que eles até gostavam muito. E o melhor mesmo foi ver a melhoria na auto-estima de muitos d@s miúd@s.
    Claro que não tivemos nenhum caso semelhante a esse rebarbado de 16 anos (adorei os epítetos que lhe aplicaste!). Não sei porquê, mas o garoto já traçou o seu próprio destino... conseguirão fazer alguma coisa? Boa sorte!
    A parte do banho é transversal. Aconteceu connosco! A verdade é que os negrinhos tinham bastante cuidado, mas chegámos ao fim desanimados porque um dos alunos brancos e com défice de capacidades mentais chegou ao fim com o mesmo mau cheiro com que chegou. Falou-se com ele, com a mãe, os colegas gozavam-no à força toda, mas às tantas até eu concordava com eles... então não é que o rapaz colava macacos nas folhas e uma vez quase vomitei porque tinha um monco pendurado no nariz. Foi um circo, como deves imaginar. Dei-lhe um lenço e no final da aula falei com o garoto. Não que é que ele me confessou que não tinha sentido nada. Portanto, só espero que o asseio e a água de colónia Lidl não se perca durante as férias.
    A parte da grávida é triste! Ele há vidas que sinceramente nos deixam sem capacidade de reacção, não é?

    Ah, Catatau, eu adoro testamentos! À falta de trabalhos para corrigir nada melhor que estas partilhas. O melhor é que sobrevivi (sim, no início do ano, tinha as minhas sérias dúvidas sobre isso) e com a sanidade mental mais ou menos intacta. Enfim, se me lembrar e estiver prà aí virado ainda volto às peripécias.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  20. X, eu acho todas as despedidas difíceis, embora o grau possa ser agravado pelo tempo e proximidade que se criou. Dois anos é muito tempo! Tive alunos durante 3 meses cuja relação ainda hoje se mantém, portanto, imagina a cena que não seria se tivessem sido dois anos.
    Abraços! Realmente, beijos connosco não! Só linguados, vale!

    Carla, sim, as despedidas não são só difíceis no ensino mas em tudo e mesmo profissionalmente. Há sempre uma ou outra pessoa de quem teremos dificuldade em nos afastarmos. Mas é assim a vida.
    A santinha de uniforme SS é que é! Boa ideia! Só eu é que não tenho jeito nenhum para essas "operações plásticas"!
    Abraço

    Ophiuchus, exacto: laços para a vida! Este poema em particular é do mais comovente que há... pudesse eu partilhar o filme com ele.

    Rocky, muito obrigado, sim, já lá vai um ano! o tempo voa!

    Special, exacto: há sempre os que nos marcam positiva ou negativamente. Sei que marquei alguns muito negativamente. Foi recíproco! Mas outros há que ficam. Eu espero ter ficado, mas é presunção a mais.

    Graduated, os meus sentimentos andam exactamente no mesmo sentido dos teus! Uma escola vazia de alunos é do mais triste e melancólico que pode haver. Odeio a escola nesta altura.
    Sim, vamos ver se para o ano há mesmo mais!

    Manuel, não, não somos todos professores! mas que somos muitos, lá isso somos! sim, também tenho memórias de alguns de quem não tenho saudades nenhumas. mas há outros que eu gostava tanto, mas tanto de rever! e ainda me lembro dos nomes, achas normal?

    bem, beijos e abraços!

    ResponderEliminar
  21. Senhora do Sado, não tem que agradecer! aliás, eu é que agradeço a sua visita e simpatia!
    Há fotos que fixam momentos únicos, cheios de memórias como as que conta!
    Claro que não me importo que comente aqui, aliás jamais me passaria pela cabeça apagar um comentário tão bom como o seu! É uma honra tê-la por aqui, sabia! Nada de desculpas, ok! E volte sempre e quando quiser!
    Um abraço muito grande também para si!

    ResponderEliminar
  22. Paulo, vi agora a sua resposta, a qual desde já muito agradeço pela sua atenção e, a sua simpatia ;)
    Andei a visitar o vosso blogue, o qual é mesmo DIGNO de se lhe tirar o chapéu!!!
    É maravilhoso ler o que escreve e, as fotografias que o embelezam!!!
    Só tenho uma palavra para o definir!
    MAGNIFICO
    Retribuo o abraço com a mesma intensidade ;)

    ResponderEliminar
  23. Senhora do Sado, eu demoro muito a responder aos comentários, mas não me esqueço deles! São um alento incrível! Não precisa, mas quando são tão simpáticos como este seu, só posso agradecer e esperar que volte mais vezes! Muito obrigado, a sério!
    Um abraço intenso, pois então!

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!