Rosa Maria de Bettencourt Rodrigues Lobato de Faria
[20 de Abril, 1932 † 2 de Fevereiro, 2010]
[20 de Abril, 1932 † 2 de Fevereiro, 2010]
Chego a casa e diz-me o Zé que morreu. Tenho pena. Muita! Afinal, além de muitas outras coisas por que se dividiu, escreveu um dos romances de temática homossexual/gay de que mais gosto. Falo de A Alma Trocada. Rosa Lobato de Faria foi também, como escreveu Eduardo Pitta, uma Senhora. Sem muito ruído, aproveito a ocasião para voltar a essas entradas antigas onde citei passagens do romance.
Entrada 1 ► ► Entrada 2 ► ► Entrada 3 ► ► Entrada 4 ► ► Entrada 5 ► ► Entrada 6 ► ► Entrada 7 ► ► Entrada 8 ► ► Entrada 9 ► ►
E de entre elas, destaco aqui as duas que se seguem:
Entrada 1 ► ► Entrada 2 ► ► Entrada 3 ► ► Entrada 4 ► ► Entrada 5 ► ► Entrada 6 ► ► Entrada 7 ► ► Entrada 8 ► ► Entrada 9 ► ►
E de entre elas, destaco aqui as duas que se seguem:
Finalmente o prazer. Farrapos de fantasias eróticas de toda uma vida, numa espiral onde rodopiavam emoções, sensações, esquecimento próprio, loucura, aceitação do animal em mim, do grito, da fome, da liberdade de ser e saber que se é. Apesar. Mau grado. Não obstante. Que se lixe.Finalmente o prazer. Tantas vezes sonhado, imaginado, desejado, pressentido. Puro e irracional. Irresponsável. A fúria da descoberta e depois a paz. Essa paz desconhecida, completa, apaziguadora. Pela primeira vez na vida, a plenitude.
Dormi sobre isto e acordei feliz.Rosa Lobato de Faria » A Alma Trocada (Porto: Asa) » 2007 » p. 7Cheiravas a feno e não sabias que o coração é um barco no tempo. Quando as aves do Verão demandarem o Sul virás devagar, abrirás a porta verde-escura e esperarás em vão pelo frémito do meu corpo. Não voltarei a passar o renque das azáleas, o muro onde o sol nasce, a chuva, para morrer nos teus braços.Rosa Lobato de Faria » A Alma Trocada (Porto: Asa) » 2007 » p. 164
:/
ResponderEliminarFiquei a saber por vocês, nutro um especial carinho por ela... enfim, calha a todos.
Nada a acrescentar, excepto isto: uma grande perda!
ResponderEliminarTb tive mta pena...é uma referência da minha vida, da minha infância, juventude e "adulthood"...
ResponderEliminarNão esquecer nunca o DE...Lobato DE Faria...
Era uma personalidade muito especial e que se expandiu em variados campos: na literatura, onde se destaca esse livro, que para mim foi uma enorme surpresa; na televisão, onde teve prestações muito apreciáveis e como letrista de inúmeras canções, algumas delas ficaram na memória, como as que ganharam Festivais da Canção, com a Anabela e com a Dina.
ResponderEliminarNinguém diria, pela sua aparência que tinha 77 anos...
Merece um comovido respeito.
Quando vi a notícia num jornal online nem queria acreditar. Até os meus pais se surpreenderam.
ResponderEliminarÉ uma pena.
Eu soube em 1a mão pela Antena 3 e Destake... fiquei minutos a olhar para o ecrã... sei perceber muito bem.
ResponderEliminarComo sou um bocadinho mais nova... guardo as músicas, a voz doce, o sorriso... e saudade de ver uma pessoa, que se nota, era amada.
Beijinhos para os dois,
Estou muito triste, sou um grande admirador da sua obra literária. O livro A Alma trocada foi das coisas mais bonitas que já li. Obrigado Rosa Lobato de Faria.
ResponderEliminar"Cheiravas a feno e não sabias que o coração é um barco no tempo"
ResponderEliminarEsta marcou-me de facto há uns meses...
Abraço-te
Nem quis acreditar quando nesse dia cheguei a casa e vi a notícia na TV...é daquelas presenças suaves e nós, cujo rasto se sente mais quando a ausência chega...Lindos excertos. Obrigada.
ResponderEliminarBeijos aos dois lindos,
Não sabia também, tenho pena porque fez um trabalho fantastico. Eu de minha parte so espero poder deixar assim uma pequena marca no mundo. Um abraço
ResponderEliminarEra um ser humano fantástico, místico e com uma lucidez impressionante!!! Mexeu comigo esta partida...
ResponderEliminarAbrações!!!
Ate um dia. Uma Grande Mulher que o nosso pais tem que orgulhar.
ResponderEliminarPorque são poucos mas grandes os orgulhos nacionais
(Encontrei o teu blog por acaso, e gostei bastante ja adicionei nos favoritos)