quinta-feira, 16 de agosto de 2007

..:: here we are, back to the desert of real ::..

Voltámos. Vimos cansados, cheios de cultura e natureza. Eu venho cheio de românico. O Zé de desfiladeiros, rios com nomes estranhos e vacas e cavalos a pastar, alheios a quem passa. Cantabria nos mata. Merece ser visitada, revisitada, com tempo e paciência para andar para trás e para a frente, por caminhos ínvios, paisagens de cortar a respiração, aldeias que parecem perdidas no tempo. Um mundo à parte. Os Picos da Europa são deslumbrantes. Achamos que as pessoas que por lá vivem nem devem saber a sorte que têm em acordar de manhã e ver tanta natureza. Mas no Inverno deve ser um tédio de neve e frio…
Para quem gosta de românico (eu descobri imenso e cada vez mais me apaixono por este estilo), a província de Palencia e a Cantábria são um manancial interminável, nem sempre divulgados como deve ser. As igrejas rupestres, por exemplo, no município de Valderredible não são fáceis de descobrir. Ah, e estávamos tão perto que ainda demos um salto ao fantástico Guggenheim de Bilbao.
As Astúrias foram de passagem, mas uma decepção enorme. Talvez porque apanhámos bom tempo na Cantábria e assim que entrámos no Principado começou a chover, parecia um Inverno interminável. Além disso, apanhámos quase tudo fechado (ah, esse foi o nosso trauma: apanhar sítios fechados: abrem lá pelas 10h, fecham lá para a 1 ou 2 horas e só reabrem entre as 3, 30 e as 4h e fecham entre as 7 e as 8 horas). Nem sabemos como os próprios espanhóis têm paciência para um encerramento tão longo. Portanto, foi bater com o nariz na porta um montão de vezes. Vimos por fora e pronto. Ficou o registo fotográfico. Ainda havemos de voltar às Astúrias, mas como rimou o Zé: em Oviedo, não nos verão lá tão cedo! Além disso, a cidade é horrorosa e com um sinalização do pior.
Depois de 10 dias de viagens e 2800 e tal quilómetros, cá estamos. Já seleccionei e legendei 1448 fotografias, embora falte fazer uma selecção para apresentar aqui.

Locais que visitámos e gostámos (altamente recomendáveis, portanto):
# Românico em Palencia (destaque para Frómista e Aguilar del Campoo)
# Românico em Valderredible
# Alto Campoo
# Fontibre, onde nasce o Ebro, um dos maiores rios da Península e de onde vem o nome dos Iberos.
# Embalse del Ebro
# Estelas de Barros
# Colegiata de San Pedro de Cervatos, com as figuras erótico-obscenas (sim, sim, com sexo e tudo. Mui didáctico. Que raro!)
# Colegiata de San Martín de Elines, o pároco que nos fez a visita era muito engraçado e até chamou a atenção para os pormenores obscenos; vendeu-me um livro e autografou-o, o pior foi perceber o meu nome (que difícil...)
# Iuliobriga em Retortillo (Eça fala de um Retortilho no conto «O Tesouro». Será o mesmo?)
# Colegiata de Santa Cruz de Castañeda
# Santillana del Mar, onde se situa a gruta de Altamira, fechada para o público, mas com o museu ao lado com réplicas (tínhamos bilhetes pré-comprados, mas demorámos mais do que pensávamos e quando chegámos desistimos: a fila era interminável)
# as Coevas el Soplao (= Sopro) merecem uma visita por causa das formações excêntricas deslumbrantes e raras (também convém marcar previamente)
# o teleférico de Fuente Dé foi a minha vitória pessoal que tenho vertigens e o desnível de 750 metros ainda me tirou o sono. Valeu mesmo a pena!
# Monasterio de Santo Toribio de Liébana, lugar santo, apresenta o maior pedaço da cruz onde Cristo terá sido crucificado. Havia visita guiada, mas de teor religioso. Desistimos!
# Santa María de Lebeña, aqui apanhámos a guia mais simpática e bem informada de todos os sítios que visitámos
# Catedral de León, aqui vimos pela primeira vez uma informação em português: a pedir donativo para a manutenção da catedral...
# Catedral de Ciudad Rodrigo, o Portal do Perdão merece uma atenção especial

4 comentários:

  1. De facto deve ter sido uma viagem fantástica! Fico cheia de curiosidade de lá ir! Quando pensarem lá voltar, sefazfabori avisem!

    Fico a aguardar as fotografias :)
    ... impacientemente...

    Patricia

    ResponderEliminar
  2. Se eu e o Pedro tivéssemos ido convosco não tinham visto nem metade...hehe.

    Monga

    ResponderEliminar
  3. Monga, voltaste!!! E sobreviveste a Malta, uau. Olha, a boca que me mandaste não se aplica porque basicamente andámos mais de carro que a pé, ok. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Hehehe...sim, estou cá desde Sábado. Olha, eu fartei-me de andar a pé, fica sabendo!! Conheci quase tudo, Malta é do tamanho do Algarve. Também andámos de carro (pela esquerda!).
    Dps envio fotos!

    Beijos. MONGA

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!