segunda-feira, 17 de setembro de 2007

..:: as cores do dia ::.. João

Aproveitando para matar saudades, falar das férias e do novo ano lectivo, fui com o João ver as curtas-metragens de hoje das 16h30. No geral, gostámos, discordando da pontuação, mas gostos não se discutem.
Este é o pretexto para falar do João que conheci há dois anos em circunstâncias profissionais. Tinha eu acabado de chegar à escola, a delegada apresentou-me aquele colega também do nosso grupo. O João levantou-se e cumprimentou-me com um forte aperto de mão. O mais interessante foi o modo demorado como aqueles olhos azulões se demoraram nos meus. Não aguentei o atrevimento, disfarcei o incómodo e, como sempre faço, devo ter desviado o olhar. Ele deve ter percebido tudo naquele momento, mas eu desvalorizei a episódio. O facto de pertencer a um grupo constituído maioritariamente por mulheres queria dizer o quê? Outro estereótipo: ele era tão masculino que não podia ser. Que ingénuo ainda sou!
A empatia foi crescendo, mas eu acabei por sair daquela escola e a distância aumentou. O João foi teimando o contacto, cimentando a amizade. Fui-o conhecendo melhor. Percebi o seu amor à música clássica e dedicação ao ensino, a sua aversão à mediocridade, ao facilitismo, às estatísticas. Há poucos como ele, duros, íntegros e idealistas de um ensino de qualidade e exigência – justamente os que, de modo geral, não têm lugar na categoria de professor titular.

***

Vídeo: final de Beija-me se for Capaz de Lufe Steffen

Sem comentários:

Enviar um comentário

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!