terça-feira, 18 de setembro de 2007

..:: Song to the Siren ou The Bubble::..

Os dois spots alemães contra a violência anti-gay têm uma força incrível. Mas vamos ao filme: já sabia que os há que não se devem ver sozinhos, mas, com o Zé em Faro e os amigos a trabalhar, não tinha outra hipótese. The Bubble não é só um murro no estômago. É uma bomba. Eytan Fox foi brutal. Assim que ouvi Song to the Siren, devia imaginar que a história de Noam (israelita) e Ashraf (palestiniano) (não) acabaria bem. A versão que conheço, e que deve estar neste momento a tocar, é de This Mortal Coil, na voz de Elizabeth Fraser no álbum It'll End in Tears (presságio suficiente? melancólico bastante?).
Sem palavras para The Bubble. Sim, Dário, é comovente e poderoso. Pungente. Belíssimo. Político. Atroz. Trágico. Acho que fico com os canais lacrimais desentupidos por uns bons tempos.

O amor, olhos nos olhos, antes que tudo acabe. Depois de tão veloz percurso, espero, sinceramente, que o paraíso valha a pena e que seja um lugar melhor.

SONG TO THE SIREN

On the floating, shipless oceans
I did all my best to smile
til your singing eyes and fingers
drew me loving into your eyes.
And you sang "Sail to me, sail to me;
Let me enfold you."
Here I am, here I am waiting to hold you.
Did I dream you dreamed about me?
Were you here when I was full sail?
Now my foolish boat is leaning, broken lovelorn on your rocks.
For you sang, "Touch me not, touch me not, come back tomorrow."
Oh my heart, oh my heart shies from the sorrow.
I'm as puzzled as a newborn child.
I'm as riddled as the tide.
Should I stand amid the breakers?
Or shall I lie with death my bride?
Hear me sing: "Swim to me, swim to me, let me enfold you."
"Here I am. Here I am, waiting to hold you."

Tim Buckley
Elizabeth Fraser (Cocteau Twins), vocals
Robin Guthrie (Cocteau Twins), guitar



Adenda 1. Quem não viu, quando puder, onde puder, veja porque ficará com outra visão do que o amor pode fazer.
Adenda 2. Eytan Fox é o companheiro de Gal Uchovsky, que colaborou na redacção do argumento deste e doutros filmes de Fox.
Adenda 3. Fotos do filme e da rodagem »» flickr.

6 comentários:

  1. É isso! Não tenho mais palvras.

    PS:Crítica do Cinema 2000, do Jorge Pinto: http://im-at-the-point-of-no-return.blogspot.com/2007/09/reaco-the-bubble-queer-lisboa.html

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, mais uma vez pela indicação. Já li o teu post e já pus um link para o texto.

    ResponderEliminar
  3. Ora bem amigo Paulo...grande crítica! fiquei com uma imensa vontade de ver o filme... Ah e diz ao Zé que eu mando perguntar o que faze le na minha cidade :)) loool

    PS: a música é, claro está, maravilhosa

    ResponderEliminar
  4. Max, o filme é incrível. Acho que ninguém conseguirá ficar impávido e indiferente, excepto gente de pedra (e há tanta gente assim que até assusta). Um grande filme para ver e rever poucas vezes. Um pouco como Brokeback Mountain. Sinceramente, não sei qual será mais violento.
    Quanto ao Zé :(, vai a Faro demasiadas vezes. Mas volta amanhã!!! :)) iupi
    Ele depois responde-te!

    ResponderEliminar
  5. é nestas ocasiões que me danam os custos de viver na 'província'. que nervos.

    miguel (innersmile)

    ResponderEliminar
  6. Sei bem o que é isso, mas Sombra da província :)), quando tiver o filme eu empresto.

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!