sábado, 19 de julho de 2008

..:: assumidamente :: o amor é lindo ::.. PITTA & NEVES

Descobri-o numa pesquisa rápida na web em que se falava daquela que era na altura a 1ª edição de Persona (mais recentemente saiu a 2ª edição revista sob a chancela da QuidNovi). Percebi-o nas palavras. Na poesia. Só bastante depois conheci Eduardo Pitta, em carne e osso (aquele que se renova diariamente no blog da literatura). Foi na primeira vez que falei publicamente sobre ele e a sua obra. Não sabia que apareceria. Não concebia sequer que soubesse da minha existência. No momento em que vislumbramos um pequeno grupo a aproximar-se dos vidros da sala um pouco para o exíguo, A Professora fixa-nos e garante que não tinha dito nada ao autor. Percebo, então, quem era aquele homem que chega em comitiva, que inclui o Jorge e a Helga, à hora a que eu devia começar a botar faladura. Pontuais, nós é que estamos atrasados: a Inês ainda discursa sobre o Pina. Ao ver o António no meio, percebo a coincidência. Fico mais nervoso ainda e com matéria suficiente para o dobro ou o triplo do tempo. Baralho-me todo.
Resumindo, foi muito importante que tivessem aparecido, na medida em que permitiu encetarmos um conhecimento que culminou em amizade. Fiquei a admirá-los, como se admiram os ídolos. Eu e o Zé tivemos o privilégio de nos ser permitida a entrada no seu universo. Não era preciso, mas quero dizer que gosto genuinamente deles (mesmo não concordando nas questões políticas lol).


Eduardo Pitta e Jorge Neves, Junho de 1989


Jorge e Eduardo construíram uma relação sólida que, de certa forma, invejamos. Pela duração, pela partilha, pela frontalidade e cumplicidade que transpiram. Pessoalmente, espero construir o mesmo com o Zé, ir olhando para trás e ver uma vida plena de partilha.
Até há uns tempos atrás, podia ler-se no site de Eduardo Pitta: «No dia 19 de Julho, durante uma breve licença em Lourenço Marques, conhece Jorge Neves, seu actual e único companheiro». Corria o ano de 1972. Hoje é o dia deles: faz, portanto, 36 anos que pela primeira vez se cruzaram. Parabéns aos dois! Tantos anos, sim, são de comemorar! O poema seguinte regista a memória desse mesmo encontro:



tu sabes que é para ti

Encontrei-te perplexo
entre duas saídas.
Fomos vagamente planálticos,
nossos rins chicoteando-se
ao entardecer.
Pretexto salivado
do que não aconteceu,
esboço nas tuas mãos de camurça.

Soletrados a compasso,
meticulosos,
acontecemos por acaso
entre acácias e jacarandás.


Lourenço Marques, 19-7-72

Eduardo Pitta »» Poesia Escolhida »» Círculo de Leitores »» p. 33 [ler mais aqui]

5 comentários:

  1. Não conheço o Eduardo Pitta pessoalmente, o que é normal, nem conheço a sua obra, o que já não é tão normal assim; conheço sim, razoàvelmente, a sua vertente de critico literário, através do "Y" e por vossa via, conheci o seu blog, o único blog de alguém públicamente conhecido que visito.
    Sendo da mesma família política, identifico-me muito com os seus posts de opinião e tenho dele uma imagem de um homem muito culto e aberto.
    Congratulo-me com o aniversário de uma relação tão duradoura, que é exemplo para tanta gente que faz da sua homossexualidade uma coutada de caça, baseada no sexo.
    Como bem dizes, o amor é lindo, e tu e o Zé, ali´sa como eu e o Déjan, podemos ser disso, boas testemunhas.
    Uma palavra para o poema de EP aqui trazido, que diz tudo em tão poucas, mas sublimes palavras.
    Abraços para vós e parabéns para Eduardo Pitta e para o seu companheiro.

    ResponderEliminar
  2. ► Amigo Pinguim, realmente não é muito normal que ainda não te tenhas cruzado, pelo menos, com a sua Poesia Completa! Um pecado! Ainda por cima trabalhando tu onde trabalhas! Vê lá se te redimes rapidamente! E, pelo menos, não tens de armar um número para conseguires o livro (sim, porque como não era sócio, tive algumas dificuldades em comprar o livro... mas um sorriso resolve tudo).
    Sim, é muito culto e em todos os sentidos e áreas.
    Saltando a parte das coutadas, a verdade é que a relação que desenvolveram reflecte o óbvio aos cépticos: as relações duradoiras existem, são possíveis e não têm nada de exótico. Pessoalmente, são o casal que conhecemos que há mais tempo partilham os seus dias. E são de uma naturalidade incrível. Exemplar. Portanto, muitos parabéns MESMO.
    Quanto a nós, bem, dia-a-dia, se constroem as horas das nossas relações. Isso é tão bom que obviamente sinto orgulho, disso.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  3. É por isso que eu acredito piamente que é possível ser "felizes juntos"! Tenha a felicidade os matizes que tiver. :)

    ResponderEliminar
  4. Catatau, eu sei bem que sim, que acreditas. Até és um bom exemplo disso! Felizes, pois claro, que os matizes da felicidade é que nos fazem avançar!
    abraço

    ResponderEliminar
  5. Querido Paulo,
    Lembro-me perfeitamente desse dia e do quão estavas nervoso e de como, apesar de toda a nervoseira, correu tudo tão sempre muito bem!
    Gosto muito da poesia do Eduardo Pitta e, como te disse, achei o Jorge absolutamente encantador.
    Estão ambos de parabéns. E viva o Amor!!!!

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!