terça-feira, 20 de outubro de 2009

esse manual de boas práticas

Leiam bem, não de viés, estes dois excertos:



excerto UM - conselhos diversos para a sobrevivência e salvação num qualquer dia-a-dia saudável

«O SENHOR falou a Moisés nestes termos: «Dirás aos filhos de Israel:

(...)
Todo aquele que amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe será punido com a morte. Amaldiçoou o seu pai ou a sua mãe, o seu sangue cairá sobre ele.
Se um homem cometer adultério com a mulher do seu próximo, o homem adúltero e a mulher adúltera serão punidos com a morte.
Se um homem se deitar com a mulher do seu pai, descobriu assim a nudez do seu pai; serão ambos punidos com a morte; o seu sangue cairá sobre eles.
Se um homem se deitar com a sua nora, serão ambos punidos com a morte; cometeram uma depravação; o seu sangue cairá sobre eles.
Se um homem coabitar sexualmente com um varão, cometeram ambos um acto abominável; serão os dois punidos com a morte; o seu sangue cairá sobre eles.
Aquele que desposar uma mulher e a mãe dela, comete uma devassidão; serão queimados, ele e elas, para que não haja desonestidades entre vós.
Se um homem se juntar com um animal, ele será punido com a morte, e matareis o animal.
Se uma mulher se aproximar de um animal para se juntar com ele, matá-la-ás, assim como ao animal; serão condenados à morte; o seu sangue cairá sobre eles.
Se um homem desposar a sua irmã, filha do seu pai ou filha da sua mãe, e se vir a sua nudez, ou ela vir a nudez dele, isso é vergonhoso e serão exterminados na presença dos seus concidadãos; como ele descobriu a nudez da sua irmã, suportará o peso da sua culpa.
Se um homem coabitar com uma mulher durante o período menstrual, ao descobrir a sua nudez, descobre o seu fluxo e ela mesma descobre a fonte do seu sangue. Serão ambos eliminados do meio do povo.
Não descobrirás a nudez da irmã da tua mãe, nem da do teu pai, porque é descobrir a nudez da carne dele; suportarão o peso da sua iniquidade.
Aquele que coabitar com a sua tia, descobriu a nudez do tio; suportarão o seu pecado e morrerão sem filhos.
Se um homem tomar a mulher do irmão, isso é uma impureza; porque descobriu a nudez do seu irmão, morrerão sem filhos.
Guardareis os meus decretos e todos os meus preceitos e cumpri-los-eis, a fim de que a terra para onde vos levo para nela habitardes vos não rejeite.
Não seguireis os costumes dos povos que vou expulsar diante de vós; porque fizeram todas estas coisas. Eu abominei-os.
Eu disse-vos: Possuireis esta terra, dar-vos-ei a sua posse; é uma terra onde corre o leite e o mel.
Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos separei de entre os povos.
Distinguireis os animais puros dos impuros e as aves impuras das puras; não vos contaminareis com os animais, as aves e os diversos répteis da terra, que vos ensinei a distinguir, declarando-os impuros.
Sede santos para mim, porque Eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos para serdes o meu povo.
O homem ou a mulher que se entregar à evocação dos espíritos ou adivinhações, será condenado à morte; serão apedrejados. O seu sangue cairá sobre eles.’»
Bíblia Sagrada, Levítico, 20, 9-27




excerto DOIS - uma narrativa exemplar para ler às criancinhas sobre como se processa a boa convivência entre seres humanos adultos

«Enquanto res­tauraram as forças, eis que os ho­mens da cidade, homens perversos, cercaram a casa, bateram com vio­lência e disseram ao velho, dono da casa: «Manda cá para fora o homem que entrou para a tua casa, a fim de o conhecermos.» O dono da casa saiu a ter com eles e disse-lhes: «Não, meus irmãos! Eu vo-lo peço, por fa­vor; não pratiqueis semelhante mal! Agora que este homem entrou em minha casa, não pratiqueis tal de­sonra! Eis a mi­nha filha que está virgem e a concubina dele; vou fazê-las sair; abusai delas; fazei-lhes o que vos agradar! A este homem, po­rém, não lhe fa­çais uma infâmia desta natureza!» Os ho­mens, porém, não quiseram ouvi-lo; então o homem, o levita, tomou a sua mulher e levou-lha lá para fora; eles conheceram-na e sa­tisfizeram com ela a sua luxúria durante toda a noite, até ao ama­nhecer; deixa­ram-na livre só de manhãzinha. Ao raiar da aurora a mulher caiu por terra à porta da casa do homem onde estava o seu marido, até vir o dia.
O seu marido levantou-se de ma­nhã cedo; abriu as portas de casa e saiu para seguir o seu caminho. Eis que a mulher, sua concubina, jazia prostrada à porta de casa de mãos estendidas sobre a soleira. Disse-lhe então: «Levanta-te e vamos!» Mas ela não respondeu! O homem colo­cou-a então sobre a sua montada; e par­tiu em direcção a sua casa. Tendo chegado lá, pe­gou num cutelo e, agar­rando na sua con­cubina, esquarte­jou-a membro a mem­­bro em doze pe­daços, enviando-os depois a todas as tribos de Is­rael
Bíblia Sagrada, Juízes, 19, 22-29




Mas o que é que se passa? As pessoas já não têm direito à opinião? E se o Antigo Testamento é um tão bom pedaço de literatura, por que se há-de considerá-lo o oposto - um manual de boas práticas? Oh, valha-nos deus!


post scriptum: para quem não sabe ou já se esqueceu: na bela e exemplar narrativa do 2º excerto, conhecer é mesmo empregue no sentido bíblico, isto é, com o sentido de comer, possuir... basicamente, significa foder. Alguma dúvida?

8 comentários:

  1. Se quaisquer dúvidas restassem... não poderias ter sido mais esclarecedor.

    Após mais de dois anos a viver sozinha, hoje resolvi finalmente trazer alguns livros que teimavam em viver em casa da minha mãe. A bília, de capas duras verdes, a mesma que levava para a catequese em miúda, ficou por lá. Afinal, que utilidade teria? Nunca fui boa com metáforas e tenho para mim que se Deus existe mesmo, é gaja, de certeza. :P

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. A cultura judaica do Antigo Testamento é uma cultura de violência e de obscurantismo, por isso concordo em género, número e grau com o Saramago...

    ResponderEliminar
  3. Paulo
    tudo isto é o conteúdo, que eu não contesto que seja denunciado, mas não de uma forma vingativa, de verdade única, de "dogma", de pessoa intocável e impoluto.
    Sim, isso eu condeno e não lhe reconheço qualquer autoridade moral para proceder dessa forma.

    ResponderEliminar
  4. Assino por baixo e melhor não diria!

    ResponderEliminar
  5. Por vezes não é o que se diz, mas quem diz e em que situação. Não sei se haveria necessidade de ser tão frontal.

    ResponderEliminar
  6. Ui, Meu Deus! Quando é que eles vão buscar a Inquisição?! Muita boa gente tem de morrer e o sangue cairá sobre eles!

    Ai men.

    ResponderEliminar
  7. É o tema do momento. Em quase tudo igual ao Maîté Proença case... tão depressa veio, tão depressa será esquecido.

    ResponderEliminar
  8. Naturalmente conhecia as duas passagens, acho-as exemplares do "bom ensinamento" da bíblia! Reparemos na passagem de Levítico e o quão frustradas saíram aquelas pragas! A primeira vez que li essa passagem, ainda católico pensei que, se não se acreditava em quase nada do que lá se dizia, não tarda o resto passará! Não é bem assim... Sabes que a passagem continua a aparecer em cartazes em todas as manifestações anti-gay? É incrível como as pessoas são quadradas! Pior, é incrível como são hipócritas! Não acredito que nenhum dos senhores casados que usam Levítico como chavão tapem os olhos à passagem da esposa menstruada! ... Ou sim, por isso se vê por aí tanto sr casado à procura do que não devia!

    Abraço

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!