quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

~~ diga? ~~

Eu sei que é chover no molhado, mas continua a haver muita gente que ainda não percebeu o que se passa com o nosso Ensino. Por isso, partilho aqui o que a Vanessa nos enviou. Vejam se não é de ir às lágrimas!...

Sra. Ministra, ponha lá os olhos em mais isto, se faz favor!

22 comentários:

  1. Desculpa, creio que não te ouvi muito bem, enquanto carregava aqui a espingarda....

    É que este pai merecia um tiro!

    Mas esta é somente a minha opinião!

    ResponderEliminar
  2. Oh Hydra! :D :D

    É uma vergonha, é o que é! Os problemas dos alunos são é os pais e não os professores. Enfim...

    Será que a ministra tem filhos? ;)

    ResponderEliminar
  3. Credo!! Que é isto??

    Monga

    ResponderEliminar
  4. Cruz, credo canhoto...mas isto há gente assim???? O mundo tá perdido...fosgasmessesse....umas lambadas no pai ainda era pouco!

    ResponderEliminar
  5. Pois... e o mais que adiante se verá!!!

    ResponderEliminar
  6. Bem, desculpem-me ser um "nadinha" corta ondas. Mas acredito e para além do mais defendo que não podemos, nem devemos fazer extrapolações daquilo que um, uma dezena ou uma centena de pais, num universo de milhares, dizem ou escrevem, como mote para atacar quem quer que seja.
    A minha experiência profissional junto de populações de risco, onde inclusivé já levei pancadaria de um pai por falar de "Sexualidade" com o filho no gabinete que a escola me destinou... não me fez mudar a minha ideia em relação aos Pais no seu conjunto nem mudar o meu rumo de actuação.
    Por defeito profissional, ou talvez por desconhecimento, na minha opinião o que deveria e poderia ser feito era, tentar junto da equipa multidisciplinar da escola, falar com esta mãe... Já Mário Soares dizia "Falar com terrorista é meio caminho andado para travar o conflito." E acho que tem razão... eu tenho tido bons resultados!

    Abraços
    AG

    ResponderEliminar
  7. Eu já nem digo nada que é para não me agastar mais. E continuo na minha: para os pais que têm, muito bons são alguns alunos!

    ResponderEliminar
  8. Eu tirava-lhe o telemóvel mesmo, embora não seja, nem pretenda ser herói, pois parece que aqui há um bocado de "cão que ladra, não morde", mas não deixa de ser um escrito cabrão!!!

    ResponderEliminar
  9. ag,

    Sim, tens razão, nem todos os pais são assim. A questão é que num país civilizado, nenhum pai deveria sê-lo, e cada vez são mais!

    Disseste equipa multidisciplinar? Nas escolas? Por favor, olha o meu coração!

    Conversar tudo bem, mas há coisas que NÃO se devem sequer conversar. Esta situação exige mais que conversa. Exige acção e exemplo.

    E Mário Soares? Esse sr. é um enpafiado com aspirações a realeza, burguês de segunda mas político de primeira! E com isto refiro-me a tudo o que o povo diz da classe. Este é o mor da corja.

    ResponderEliminar
  10. Bem...estou a ver que o meu mail fez sucesso por estas nbandas...infelizmente pelas razões mais lamentáveis...de facto, enquanto n se mudarem as mentalidades, a leis que nos regem será muito mas mt ´difícil recuperarmos a nossa credibilidade e estatuto.
    Bjos.

    ResponderEliminar
  11. Seja um caso isolado ou nao, e tirar o telemovel e mais nada! A aluna foi avisada e da proxima vez fica sem telemovel!
    Com recadinhos do pai ou nao!

    ResponderEliminar
  12. Sabes Celeste, angelo, agora vou ser critico, porque também começo a dar os meus passos como Professor, nós muitas vezes não queremos aproveitar os recursos que temos ao nosso alcançe... O centro de Saúde tem parte dessa equipa, será que vai à escola.... se nao vai de quem é a culpa/falta... de todos nós! Que nao nos preocupamos com isso.
    Concordo com a acção, mas acredito que esse pai, para ele nada muda e os professores serão encarados com o mesmo desrespeito para a próxima,vanessa, se falarmos com ele, utilizando a tecnica do vai ou racha... certamente para a próxima não há recadinho ao professor, se nao falarmos tudo continua na mesma...

    SOmos também educadores de quem deve educar, não so dos filhos, mas também dos pais. (Visao holistica da Educação)

    Temos,também nós de mudar a nossa acção e deixar a visão "Imprialista" da coisa... Somos licenciados OKI, temos de trabalhar mais do que para aquilo que nos pagam, OKI... pensar no futuro...mudar qualquer coisa! É também este o nosso papel...no nosso mundo de hoje.

    ResponderEliminar
  13. Angelo,
    Concordo! Em casa mandam os pais, na escola os professores.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Ena! Esta discussão está interessante. ag, percebo muito bem o teu ponto de vista, mas pagam-me (mal) para educar as criancinhas, não para educar os pais que parece que ainda não perceberam que se devem colocar do mesmo lado da "barreira" que a Escola. Os que fazem isto serão uma minoria, mas enquanto houver um que tenha o desplante de escrever coisas destas, temos que as denunciar. As crianças são deles, certo? Deverão ser os pais os principais interessados na boa educação dos seus rebentos.

    ResponderEliminar
  15. É urgente educar as criancinhas e os papás das criancinhas.
    Cambada de gente acéfala.

    ResponderEliminar
  16. Hmmm... custa-me a crer na veracidade deste "recadinho" porque é mesmo, mesmo deprimente... :s

    ResponderEliminar
  17. Sugerem então que o ME forneça aos professores armas ou que lhes dê carta branca para distribuir açoites aos alunos e pais??? Não entendi muito bem... Porque não fazem como no Reino Unido? Enviam um vigilante para dentro das salas, o professor fala com uma chávena de chá na mão e os alunos ouvem calados. Aula dada, vão com Deus e até à próxima...

    ResponderEliminar
  18. Muitos filhos são apenas espelhos dos pais. E enquanto os pais não o perceberem, não é a ministra, os professores ou o ensino em geral que vai mudar mentalidades. Os pais que cresçam também.

    ResponderEliminar
  19. ag,
    E eu sou psicóloga escolar, licenciada por uma instituição bem cotada, daquelas com nota de entrada estupidamente alta.

    Actualmente estou desempregada, enquanto muitos SPO's estão vazios e muitos agrupamentos têm um psicólogo (desses das câmaras ou centros de saúde) uma tarde por semana. Por favor... e mais, num agrupamento, um psicólogo sem assistente social também é insuficiente no que se reporta a tratar questões familiares.

    E por aí continua, nem vae a pena aprofundar a questão. Uma coisa te digo, ainda muito fazem os professores.

    Eu não sou contra a conversa, antes pelo contrário. Mas há questões nas quais não se pode ceder. Uma delas é a autoridade do professor dentro da sala de aula.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Eu não tinha deixado ficar a "coisa" barata. O Pai tinha sido logo sido chamado à escola. Tinha feito um pé de guerra e exigido um pedido de desculpas também por escrito. Os professores têm que começar a exigir respeito e o governo tem que tomar medidas legislativas para punir estas faltas de educação. Nuff' said.

    ResponderEliminar
  21. Opá ... a Encarregada de Educação tem razão ... não acho bem a professora privar a aluna de fazer e receber todas as chamadas que lhe apeteça ... nem que para isso haja permanentes interrupções e isso prejudique a aprendizagem da aluna e dos demais colegas ... concordo em absoluto com as interrupções sistemáticas durante as aulas, reuniões de avaliação e outro tipo de movidas entre professorada, sobretudo em momentos chave de extrema necessidade de não perder a concentração nas explicações.
    Não acho nenhuma falta de respeito, inclusive estimula o raciocínio e o cruzamento de informação ... tsss, tsss ...

    Acho que essa encarregada de educação merecia que lhe partissem o telele nos cornos.

    ResponderEliminar
  22. Sei que esta discussão já vai longa, mas se fez tanto furor, é porque alguma coisa vai mesmo mal no país real..lol
    Só mais uma anotaçãozita: como aí alguém falou do Reino Unido, a minha experiência (pessoal) o que me diz é que podem criticar à vontade os métodos deles, mas o que é facto é que, em muitos casos, resultam!Então se compararmos desde o 1º ciclo:numa escola Inglesa eles quase se põem debaixo das mesas com a entrada do director da escola na sala de aula; em Portugal(mais concretamente nos arredores de Lisboa) a polícia(escola segura) está lá dia sim dia não, porque os alunos e pais ameaçam fisicamente as auxiliares e professoras, respectivamente. Estou a falar duma escola primária e ninguém me contou ambas as situações, eu estava lá e vi...
    Por isso não venham falar de minorias, enquanto houver, nem que seja 1 destas situações ou semelhantes, há que tentar travá-las e protestar contra elas.
    Beijinhos Paulinho e Avô
    Mijei

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!