terça-feira, 29 de janeiro de 2008

..:: por estas e por outras ::..

... é que me apetece andar com uma bomba sobressalente. Levanta-se um gajo às 8 da manhã para ir falar com um médico e chega a casa quase às 8 da noite. Se hoje tivesse a tal bomba, tinha-a usado, mais não fosse para chamar a atenção para o tempo de espera a olhar para as desgraças e mazelas dos outros. Diz-me o médico que é preferível ir à urgência para ser consultado por otorrinolaringologia e oftalmologia. Lá fui, passei na triagem às 10:08, andei meio hospital até otorrino, esperei, mais sobe e desce até oftalmo e regresso à urgência para ir finalmente a medicina interna. Aqui é que a porca torceu o rabo: não sei exactamente, mas devia ser meio-dia quando cheguei, dizem-me que oftalmo já me tinha dado alta, não devia. Que esperasse para ser atendido no gabinete 1. OK, o Paulo espera; até que começou a achar que era esperar demais e começou a inquietar as enfermeiras e a administrativa. Nada, ninguém percebia. Chorei de tanta raiva, fúria, acho que se não tivesse o controlo a funcionar bem, partia umas quantas cadeiras e ensanguentava umas paredes.
Por volta das 4h, quis saber quem era o responsável do serviço e quis falar com a criatura porque era inadmissível. Desloquei-me, expus a situação e chamaram a(o) responsável. Mas a criatura também estava a demorar: 30 minutos para vir explicar o que se passava era um pouco demais. Às tantas, esta outra administrativa volta a chamar a(o) responsável e tem a feliz ideia de me perguntar o nome. Então não é que já me tinham chamado e, como não tinha aparecido, já me tinham dado alta outra vez. Passei-me, a menina explicou que eu tinha estado ali e regressei à sala de espera da urgência e fui falar com a médica. Mesmo sem voz, já estava aos berros e com palavrões na ponta da língua. Fui logo atendido e percebeu que tinha feito merda. Claro que não me explicou o que se tinha passado, mas o sistema informático é muito bom (digo eu). Acabei por fazer análises e um Rx. Sem nada de grave, além de mais coisas em -ite: otite, conjuntivite, faringite e bronquite aguda. Tudo confirmado, venha lá o santo antibiótico que não queria tomar e que lá terá que ser. Não se livraram de uma reclamação e o melhor é que amanhã será mais um dia de fúria e bílis, pois tenho de ir para o centro de saúde para conseguir o atestado (a urgência não o pode passar, que máximo). Atestado é uma coisa que não costumo pôr, mas da forma como somos tratados até me apetece pedir um por incapacidade psicológica provocada pelo stress de hoje. Além disso, há criaturas que não merecem o nosso esforço, a começar pela sr.a dona Lurdinhas que afinal é tão consensual que nem foi "remodelada".
Ave, Ave, Ave Maria... Oh, valha-me Santa Maria, a virgem, que o hospital é para esquecer e este governo idem.

P.S. Não se preocupem que isto passa depressa!



A pulseira verde, gastinha, vai ficar como recordação de tão miserável dia

15 comentários:

  1. É uma vergonha.
    No outro dia, também estive 8 horas no hospital e tinha a pulseira amarela, que supostamente é sinal de "urgente"...
    Vou ter de ser operada e ainda tive de marcar um exame, por consulta externa, cujos resultados demoram, no mínimo, 10 dias úteis... é uma vergonha... principalmente quando os próprios médicos concordam que o serviço está cada vez mais precário...

    As tuas melhoras meu lindo.
    Jokinhas

    ResponderEliminar
  2. É assim o nosso sistema de saúde. Muda o ministro mas a porcaria continua a mesma. Infelizmente faltou a Lurdinhas e o Lino mas fiquei muito feliz com a saída da Isabelinha da Cultura. Aquela já foi bem tarde.
    Um abraço e as melhoras.

    ResponderEliminar
  3. Que vergonha de sistema de saúde o nosso. Se não é nos privados, não nos safamos de facto. O pior é ter dinheiro para os pagar.
    :S
    As melhoras e muito repouso, ok?

    ResponderEliminar
  4. Que bom que era teres o teu amor agora aí para te acalmar não era?
    Mas olha tem calma para o dia de amanhã senão ainda ficas pior...

    Um beijinho, daqueles que melhoram as maleitas de tão bons que são :))

    ResponderEliminar
  5. Estás a assustar-me, pois estou à espera, lá mais para o verão (????) de uma consulta externa no Amadora Sintra, para marcar uma eventual cirurgia à próstata; já imagino o que me espera.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que deviam distribuir Xanax gratuitos a porta das urgencias portuguesas.
    Eu, no outro dia, esperei 30 minutos pelo medico e como ousei reclamar (japones nao reclama!) o tipo chamou-me logo!
    Ai os problemas que vou ter quando voltar!

    ResponderEliminar
  7. Meu Deus, mas que surreal!!! É realmente uma vergonha! Espero que não tenhas uma odisseia parecida no Centro de Saúde.

    Bom, desejo-te as melhoras e já sabes que se precisares de alguma coisa... mi liga vai!!

    Ainda estou incredula...

    ResponderEliminar
  8. Estive uma vez em Santa Maria: jurei para nunca mais!

    ResponderEliminar
  9. Por ter estado há pouco tempo numa situação idêntica - entrei na urgência a mictar sangue (a sensação era vidro), ainda assim, só tive direito a pulseira verde e 6 horas de espera - foi a razão de ter desejado muita sorte antes de ires ao hospital, no último comentário que aqui tinha deixado. E como tinha razão!!! As odisseias hospitalares, pelos vistos, são iguais em todo o lado...
    Cuida-te e logo, logo vais ter os miminhos que mereces do teu menino. :-)

    ResponderEliminar
  10. Muito interessante este seu blogue... Devo retornar sempre! (também conhecido como "vou te colocar no meu rss reader). Sempre bom conhecer a vida de um casal. Beijo!

    ResponderEliminar
  11. Agora fiquei preocupada com a tua saúde, amigo mongo. Espero que melhores.
    Nem sempre as urgências são assim, acho pior termos de ir ao centro de saúde pedir uma baixa...para quê? Há médicos de família que são bêbados e psicóticos - não os podemos escolher - mas olha a autoridade daquelas bestas, decidem as baixas, se passarem papel para análises não pagas as análises, etc. Não te passarem uma baixa na urgência...brada aos céus!

    Beijinhos, Mongo!

    Monga

    ResponderEliminar
  12. Já descobri qual é o problema!
    Notaste o quê está escrito na fitinha verde do manchester? : "Fora de area"!!!!!
    Lá está a raiz do problema!!!!!
    As melhoras e "voltem sempre" ;O)

    ResponderEliminar
  13. A tua história, revoltou-te até ao âmago...

    Uma bomba?....Uma rajada de tiros nesta gente toda....Isto está cada vez pior...!:(/

    Enfim...
    Ai Paulo...que melhores depressa....por ti e para evitares situações assim:/

    Abraço grande!:)

    ResponderEliminar
  14. # Hannah, é realmente uma vergonha que tudo isto seja assim: a piorar a olhos vistos. Eu acho que os médicos não podem fazer muito mais, não podem multiplicar-se. A minha situação não era tão urgente quanto a tua. Se estivesse na tua pele, ainda me enfurecia mais, mas para quê? Só para acidificar ainda mais a reclamação, certo?
    As tuas melhoras! Eu vou indo aos poucos.

    # Special K, a merda continua a ser a mesma, basicamente. A Milu, confesso que não percebo porque continua. Ainda não conseguiu f**** definitivamente o sistema, deve ser isso!

    # Tales, acredita que se tivesse dinheiro, não me veriam no público!

    # Sónia, até sou bastante autónomo e isto não me tolheu os movimentos, só me deixou irritado e diminuído em alguns pontos. Claro que se o Zé estivesse cá tudo seria mais fácil, nomeadamente a comida, mas pronto já voltou!

    # Pinguim, nem todos os serviços nem todos os hospitais funcionam da mesma forma. Acredito que contigo as coisas sejam rápidas e eficientes. Têm de ser!

    # Ângelo, também concordo: Xanax para todos os utentes das urgências (e acompanhantes!). Esperaste 30 minutos e reclamaste... ui, aqui a coisa é um pouco diferente, já te esqueceste? Quero ir às urgências de um hospital japonês!!!

    # Patrícia, a prova de que este país não existe, que é uma ficção demasiado irreal e má para ser verdadeira. Vá lá, não precisei de telefonar a ninguém!

    # Will, eu também já lá estive nas urgências há cerca de uma década e já na altura, do que me lembro, as coisas também não correram bem.

    # Graphic_Diary, achas que não me lembrei? Claro que sim. Odisseias? Isto são mais vias-sacras!

    # Escax, obrigado pela visita, volta sempre que és sempre bem-vindo!

    # Monga, a minha saúde vai de vento em popa, linda. Isto foi um percalço que já está a regredir. Olha que nem todos os médicos são assim, valha-nos isso! A questão das baixas (e atestados) é processual, política: para evitar (acho eu) que o pessoal as(os) ponha ou simplesmente para nos foder...

    # Viz, sim tinha reparado no fora de área e, já agora, sem paciência :)

    # Hydrargirum, não queria enjoar ninguém. Rajada tb é uma excelente ideia! As melhoras pelo menos para não ter de enfrentar as urgências!

    # Celeste, obrigado!

    Beijinhos e abraços a todos, como já disse antes a fúria já quase desapareceu e as melhoras vão chegando, lentamente.

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!