domingo, 20 de janeiro de 2008

..:: a aliança dos dias com as mãos ::..

Ontem (sábado) foi dia de festa. Há oito anos que não comemorava o meu aniversário desta forma por me trazer recordações tristes (em 2000, por esta altura, o meu pai já estava realmente muito mal) e por não gostar de envelhecer. Ainda hoje, quando, neste dia, falo com a mamã e com uma das minhas irmãs, acabo por chorar. Acho que não lhes traz recordações tristes, mas a verdade é que se emocionam e eu acabo por mergulhar numa espécie de saudade misturada com culpa (sim, apesar de estar bem resolvido, ainda me sinto em falta por ter uma orientação sexual diferente da maioria).

Tenho pormenores em que sou muito inseguro: organizar um jantar com tanta gente cria-me imensa ansiedade, visto que muitos não se conheciam e parecia-me arriscado. Além disso, estou sempre com dúvidas de que se dêem bem, pois os meus amigos são muito, mas muito heterogéneos. Ganhei-os ao longo de vários anos, em contextos tão diferentes que uma boa parte nunca se tinha cruzado. Muitos deles foram somados aos que já tinha por virem com o Zé e adoro-os como se os conhecesse desde sempre.
Resolvemos reuni-los nesta altura não só por causa do meu aniversário, mas também para divulgarmos a novidade nas nossas mãos. Acabámos por não fazer nada de especial, embora as gajas tenham logo visto na mão de um e procurado na mão do outro, além de repararem que eu não parava de mexer no dedo (ok, ainda não estou completamente habituado), notando assim o upgrade simbólico de NAMORADO 2.0 para 3.0 (tinha falado dele aqui). Houve quem ainda perguntasse se tínhamos mesmo casado, mas não, continuamos só unidos de facto. Mais: a escolha das mãos que devem estar a passar no sidebar não foi involuntária e prende-se com este upgrade.



O Zé sabia que eu nunca tinha ido muito à bola com a ideia (ou a possibilidade) de usar aliança. Aliás, houve um tempo anterior à fase Zé em que eu ficava com urticária só de pensar em usar uma, porque achava que não tinha de ostentar um símbolo exterior de pertença/posse tipicamente heterossexual. Evitava o que pudesse remeter para esse universo e recusava-me a ceder. Acontece que até eu mudo de opinião e, quase a fazermos 7 anos juntos e 5 de vida em comum, acabei por ponderar em usarmos um anel igual.
Afinal, era um desejo do Zé, do qual eu, distraído todos os dias, nem me tinha apercebido. Começámos a pensar no assunto, entrámos em várias ourivesarias, sem aprofundar nada. Até que ficámos fartos e pedimos ajuda, primeiro nos anéis. Nada de jeito, todos de fugir. O ourives ia-nos mostrando até que sugeriu que víssemos alianças, ficou baralhado pois não percebeu para qual de nós era a aliança. Era para os dois! Pois o senhor nem pestanejou, eu devo ter corado; a verdade é que durante o processo todo foi sempre muito profissional e impecável, sem nunca termos notado uma única mudança no humor ou no olhar.
Nas alianças, começou a fazer-se luz e a delinear-se a decisão. Os preços também serviram para excluir algumas hipóteses. Entre medidas, indecisões, gramas, orçamentos e prazos, excluímos o ouro branco, as mais comuns e rococós. Ficou esta, que fomos buscar no dia 8. Eu que nunca tinha usado nada no anelar, não paro de olhar para a mão. Estamos os dois radiantes, orgulhosos. De facto, já o poderíamos ter feito antes, assim como podíamos esperar pela nossa data, contudo, como há um tempo para tudo, foi agora. No final, por causa do tamanho da minha aliança, tive a confirmação de que tenho uma mão enorme, quiçá gigante.


Finalmente, obrigado a todos os que estiveram connosco ontem e por se terem portando tão civilizadamente (estou a brincar que eu não temos amigos incivilizados, ok!). Como devem imaginar, orgulhamo-nos imenso de vós. Vós sabeis!

26 comentários:

  1. É bonito presenciar momentos destes, rapazes. Não os conheço pessoalmente mais fiquei muito feliz quando acabei de ler este post. Ver que é possível 2 homens serem felizes e demonstrarem-no.
    Quanto ás alinaças é um momento lindo, de facto. Para ser sincero, acho que nunca me imaginei ou imagino com uma, mas quem sabe se um dia, se tiver uma sorte idêntica à vossa, alguém me conveça a pôr também uma.
    UM grande abraço e muitas, muitas felicidades.
    :)

    ResponderEliminar
  2. Eu que nunca na minha vida usei anéis ou alianças também partilho a idéia que tu tunhas acerca do assunto. Agora só ando à procura de quem me faça mudar de idéias.
    O meu espírito romãntico comove-se sempre com histórias de amor felizes, que a vossa continue a ser feliz por muitos mais anos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Ontem escrevi quase um testamento ao vosso anterior post e estava tão orgulhosa das palavras que tinha arrancado do meu vocabulário :)) mas no fim não sei o que se passou e desapareceu tudo e fui dormir furiosa.
    Com este novo post só me apetece reforçar o que sou uma sortuda de te/vos ter "conhecido" e que a vossa realidade me ajuda a ver o mundo com outros e melhores olhos...
    Uma relação assim, apesar de ter concerteza altos e baixos como outra qualquer...só reforça a minha ideia que o amor vale a pena...
    As alianças são lindas e assim com um ar artesanal que na minha modesta opinião fica fantástico( e olhem que eu percebo da coisa...)
    Tinha curiosidade de saber de quem era a mão maior mas pronto, já sei :))
    E só mais uma coisinha que nem sei se deva falar mas apetece-me muito...
    Por favor não fiques com qualquer tipo de sentimento de culpa pois se o teu pai já não está connosco, está algures muito orgulhoso de ti EU TENHO A CERTEZA!!!
    Um beijo com o maior dos carinhos e obrigada...

    ResponderEliminar
  4. Mongo, sempre tão stressado a marcar coisas! Amigos heterogéneos eu sei que tens, sempre percebi, mas sempre gostei de todos, excluindo o S., mas isso é outra história (odeio quem faz sofrer os meus amigos!!) porque os teus amigos são pessoas inteligentes e de algumas começo a gostar bastante.
    Parabéns mais uma vez e beijinho da Monguinha.

    ResponderEliminar
  5. QUE KIKOS!!!!!!! Para ja as aliancas sao lindas e depois ficam-vos muito pipis! Mas, devo confessar, nao me vejo a usar uma... Eu nem relogio uso!!!

    Estou tao feliz por voces (nao que isto venha mudar alguma coisa, mas que e um simbolo de vos, la isso e!)!

    ResponderEliminar
  6. Que giro. Já uma vez pensei em escrever um post sobre o uso da aliança. Acho que é um ícon contra-natura porque pressupõe uma noção de pertença, de compromisso.Mas depois explico-te com mais calma a minha ideia.

    Queria então aproveitar para dar os parabéns! E quanto a stress de organizar festas de aniversários... vais ver que daqui a duas semanas vais ler algo parecido num blog perto de ti.

    PS- Já vim que tens um exército de amigos de valor :)

    ResponderEliminar
  7. Queridos, parabéns por mais este elo entre vocês, obrigada pela noite de Sábado e a ti Paulinho, obrigada por satisfazeres o meu pedido ;)
    Beijos Mijei

    ResponderEliminar
  8. A análise/relato que acabo de ler é de uma ternura comovente!
    Mais uma vez, parabéns!!!

    ResponderEliminar
  9. Uma aliança pode ter o significado que lhe quisermos dar...
    Neste caso significa amor, e, isso é o mais importante.

    ResponderEliminar
  10. Parabéns!
    Os símbolos valem segundo a importância que lhes queremos dar. Mas a nossa vida, os nossos afectos, os nossos pensamentos precisam de símbolos. Todos os usamos, de muitas maneiras, para muitas coisas. E o simbolismo da aliança pode ser muito bonito e muito significativo.
    Um abraço aos dois

    ResponderEliminar
  11. Não sei como vim parar a este blog!!!!!mas isto deve ser resultado da segunda feira...pouca ou nenhuma vontade de trabalhar,lol!!ponho-me a cuscar na net!!ehehe.
    Mas isso também não interessa nada!! Quero apenas dar-vos os parabens pela coragem que tem de assumir uma relação onde a sociedade que vos rodeia não ajuda em nada. Felicidades para vocês!!
    Ps: achei as alianças lindissimas!!

    ResponderEliminar
  12. Que lindo, no había visto estos ùltimos post. Llevan bastante tiempo juntos, que bonito, felicidades. Los anillos están bellos y las manos y las fotos. Gracias por dejarme colarme en la fiesta, les deseo que sigan así :)
    Un abrazo triple.

    ResponderEliminar
  13. OHHH e eu mortinha pa comentar e perguntar e dar abraços e beijinhos e tal.. e pa dar uma discreta não fiz o forrobodó que era de prever!! TA MAL!!
    Vou repetir o ja dito mas amei a coragem...
    Um grande beijo de quem ja sonhou com alianças, mas que o tempo relegou para a fase urticária.

    ResponderEliminar
  14. De vez em quando venho fazer a ronda do costume e dou-me conta de que já perdi muita coisa, que chego muitas vezes atrasado. Foi isso que aconteceu e, confesso, nem estou com muita vontade para escrever. Mas, ainda assim, rebento se não vos der os parabéns por mais esse passo. Nós experimentámos a sensação desde há não muito tempo e é fantástico. Digo-o também na perspectiva de quem sempre vaiou o uso de alianças. Hoje, ainda não lidamos completamente com isso. Eu até tiro a minha quando vou a casa dos pais do Gonçalo. Ele pede-mo. O resto acontece naturalmente... Hoje fico muito feliz com a vossa notícia e espero ver-vos juntos e felizes como eu para o resto das nossas vidas.

    ResponderEliminar
  15. Ena... tantos comentários.
    Até eu... que por aqui escrevo tão pouco.
    Ansiedade? Arriscado?
    Um moço o selectivo só poderia ter amigos que interagissem com todo o prazer.
    Agradecimento?
    É meu, por seres meu amigo e te "orgulhares" de mim. (sempre a fazer festinhas no meu ego. Que bom. Hum..)
    Alianças?
    Não fazem o meu género. E já lá vão dois casamentos ambos ser anilhas (lembra-me pombos) mas respeito-vos muito e se para vocês é importante, FORÇA! Fico feliz! Fui uma das GAJAS que topou logo o pormaior e comentou se se tinham casado. No papel parece que não mas no acto parece-me bem que sim. [acho que vou comprar uma prenda e tudo :-)))]
    Gostei muito do jantar e de te ver felz.
    Pró ano já será mais tranquilo. Fico à espera...

    ResponderEliminar
  16. muitos parabéns aos dois; quase tudo o que há para dizer, já foi dito no post e nos comentários acima; e aquilo que ainda não foi dito, eu deconheço-o... portanto, nada mais me resta a dizer, além de dar os parabéns, desejar que continuem juntos e felizes, e quem sabe um dia, casarem em Portugal. Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Gostei tanto que não consegui de escrever sobre a coisa no meu blogue. Continuem felizes, pá, porque merecem!

    ResponderEliminar
  18. Aparte a tristeza que referes no início do post, devo dizer-te que fiquei contente e esbocei um sorriso com o que li a seguir.
    Seja lamechas ou não, eu acho bonito duas pessoas usarem aliança, acho.
    Já usei duas vezes, depois, infelizmente, deixou de fazer sentido. Um dia talvez volte a usar, nunca se sabe. Gosto do significado associado e não acho que tenha nada a ver com hetero ou homossexualidades.
    Espero que usem essa por muitos e muitos anos.
    Vais ver que te habituas ao objecto no dedo.
    Estou a sorrir, a verdade é essa.

    ResponderEliminar
  19. Quando chegar quero abracar-vos e ver as aliancas.
    PARABENS!!!

    ResponderEliminar
  20. Muitos parabéns! É bom saber que são "felizes juntos". As alianças têm realmente o sentido que lhe quisermos dar. Eu não sou fã de alianças mas adorei as vossas,
    Abraços

    ResponderEliminar
  21. Obrigado pelo comentário no meu blog. Bom, sem dúvida, mas complicado. E o paulo deve sabê-lo bem melhor do que eu... Mas parabéns pelo blog (que adicionei ao meu por me parecer de extrema qualidade e que me foi sendo apresentado, aos poucos, pela Denise). E parabéns pelo aniversário e, mais ainda, pela junção feliz.

    ResponderEliminar
  22. Aparte a referência triste que referes e a alusão a outras que te marcam...a altura foi de festa....

    E por tal:

    Muitos parabéns e as maiores felicidades!:)

    Abraço grande aos dois:)

    ResponderEliminar
  23. Parabéns, muitos! E força, que não caminhas sozinho! Abraço a ambos!

    ResponderEliminar
  24. Já coloquei um texto para os 2 e sobre as alianças no meu blogue. A Denise tb vai gostar do texto!!

    Beijos da vossa Monga

    ResponderEliminar
  25. Car@s leitore(a)s deste blogue, recomento-vos uma passagem pelo antítesesetransparências onde a Monguita escreveu um texto belo, belíssimo, sobre os dois meninos e as suas alianças :)

    ResponderEliminar
  26. Olá meus lindos !
    Zézinho PARABENNNNNSSS pelo teu Aniversário!!!
    Desejo-te as maiores felicidades!
    Mais vale tarde que nunca...rssss

    Em relação ás "anilhas" ...até que são girinhas... rsss
    Eu sei que és "Pombo"... não "Um Pombo" não te imaginava assim, não !Quem diria... rsss
    Bjokas
    gannnnndiiisss e gôôôôôdassss para os miiiniiiinos
    Zézinho e Paulinho.

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!