quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

..:: diga 33 ::..


O meu perfil não engana: já me conta mais um ano. Cheguei há precisamente 33 anos, quando, na maternidade em Coimbra, me puxaram a cabeça com ferros. Já então era um monstro. Capricórnio com ascendente em Capricórnio, isto é, podia ser uma besta empedernida, mas tento não ser (pelo menos sempre). Para este ano, as previsões para os capricornianos não são nada famosas. Pensando melhor, são péssimas, embora não seja nada de novo. Acho que vou só ligar às partes boas e o resto que se lixe.
Estou com a mesma idade com que Jesus morreu e espero que isso não queira dizer nada.

Andei a escrever uns esboços sobre mim, mas afinal para quê? Sempre é melhor que sejam os outros a falar. A Fernanda antecipou-se com uma pinta que até já conseguiu fazer-me chorar. Se quiserem saber mais sobre mim, passem por lá, pelo antítese e transparências. De facto, minha querida, às vezes, acho que me perdia a pedir desculpa pela minha intempestividade toda, a ti e a toda a gente que preenche mais os meus dias.
A Diana deve ter razão, não caibo em mim. Gostava de ser diferente, de não me envolver tanto, de não sofrer por antecipação e debalde (e esfregona – acho que já fiz esta piada, mas tinha de a repetir ☻), de conseguir mudar o destino das pessoas, de lhes dar a felicidade de que precisam na exacta medida. Acho que já me vais conhecendo bem para saberes que sou assim, bastante dado à transparência e pouco à representação. Por isso, às vezes sou inconveniente; também gostava de mudar essa parte, além da ingenuidade que ainda vive em mim. Até eu fico parvo por ser assim.
Mais: porque hei-de ser tão trágico e melancólico? Em geral, os amigos sabem que tenho uma baixa auto-estima e uma acentuada tendência auto-destrutiva que se manifesta na exigência, na língua feroz, ácida, em achar que está tudo mal, sobretudo o que eu faço. Uma vez, a Teresa perguntou-me quem me tinha feito tanto mal para eu ser assim. Respondi que não sabia e fui sincero, acho que ninguém, embora desconfie que a minha memória arranja mecanismos de ocultação bastante eficientes e, à distância, tudo fica minimizado, reduzido a pormenores de caricatura e humor negro.

Ilustração de Joe Phillips colhida no Gay Tel-Aviv


O melhor e maior presente de todos os tempos

É de carne, uma carne muito boa e um espírito inigualável, tem uns olhos magnéticos, muito mais do que um apêndice entre as pernas, beija como se tivesse medo de ser sugado e chama-se Zé. Ah, não o troco por nada.
Temos consciência de que encontros assim não são muito comuns ou duradouros. Tem resultado não por eu acreditar no amor eterno, mas porque é o que queremos e porque temos lutado por isso, ou seja, por nós. Já tivemos no nosso passado anterior uma boa dose de experiências e já passámos a fase das decepções. O facto de não sermos ciumentos ajuda e responsabiliza-nos bastante, obrigando-nos a agir com mais cuidado que o amor precisa de alimento e não de foice. Obrigado, Zé, sem ti, tudo me seria muito, mas muito mais difícil (até enfrentar a idade)!


Alguns capricornianos como eu

(a vermelho, os co-aniversariantes)

25 comentários:

  1. Felicidades e que tenhas um excelente dia de aniversário!
    Agora percebi a dos capricornianos que deixaste lá no meu espaço :)
    Mas fica descansado, de todos que já conheci até à data, não tenho qualquer razão de queixa, dou-me muito bem com todos esses caprinos.
    E quanto a feitios, todos eles rondam no mesmo, pelo menos os que conheço. Por isso, não te preocupes mesmo!
    Um abraço!
    P.S. - essa da idade de Cristo, ou do Kurt Cobain (também já ouvi), é puro folclore, é "só" mais um ano. :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, e que se repita por muitos e muitos anos! Abraços!

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns pelo aniversário e por te indignares (sim, li o antiteses e tansparencias). Detesto gente "dormente".
    Adorei a t-shirt, quero umas calças dessa colecção! Abraços

    ResponderEliminar
  4. Grande abraço de parabéns e, à laia de presente de aniversário, deixo-te aqui um dos meus poemas preferidos do Rui Knopfli, Baldio:

    O menino que eu fui debruça-se furtivo
    de meus olhos sobre o recanto da paisagem.
    Entre a dureza austera dos prédios
    e o largo sorriso colorido das vidraças
    aquele recanto que sobrou da paisagem
    pertence intacto ao menino que eu fui outrora
    e o menino que eu fui outrora desce
    alvoraçado de meus olhos, desliza
    entre o capim, atira pedras aos galagalas
    e salta sobre as velhas folhas de zinco
    apodrecido, num cenário querido de girassóis
    antigos. Então parto dali
    e o menino que fui regressa extenuado
    e adormece na sombra de meus olhos.

    ResponderEliminar
  5. Que merda pá tou aqui a chorar feita uma Maria Madalena...

    ResponderEliminar
  6. Desculpa o meu anterior comentário mas a tua amiga Fernanda fez o meu coração ficar tão apertadinho...
    Parabéns por seres assim...
    (eu não disse que não escrevia nada de jeito...?)

    ResponderEliminar
  7. Olha, olha, mais um capricorniano (soa mal, mas é giro:)) ! Muitos parabéns, que contes muitos... e goza bem a tua idade, que é fantástica! Também tenho uma capricórnio em casa e contra todos os prognósticos de tempestade "Capricórnio + Gémeos",as coisas têm corrido bem :)
    Estás muito bem acompanhado de co-aniversariantes... e escreveste um texto lindíssimo ( como sempre, aliás). Felicidades!!!

    ResponderEliminar
  8. Tenho passado por aqui e hoje decidi comentar para te dar os parabéns.

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito do texto sobre o Zé. Directo sem ser frio. Bonito, muito bonito.

    ResponderEliminar
  10. Gostaríamos de te dar verbalmente os parabéns. Mas ficam aqui e por esta via. Daqui por 11 anos estaremos algures a comemorar mais uma das tuas capicuas. Que sejas muito feliz não só neste dia, como por todos os outros que tens pela frente: muitos, longos e bons! Muitos parabéns (e obrigado pela tua excepcional amizade).

    ResponderEliminar
  11. Parabéns de um outro capricorniano :D

    ResponderEliminar
  12. Parabéns a ti pelo aniversário, pela sensibilidade, pela inteligência, pelo Zé, e parabéns por seres assim, generoso para com os teus amigos.

    O que era de nós (e falo por mim!) sem amigos como tu, tendo em conta o preço da Psicanálise... :D

    Continua... e tudo correrá bem.

    Olha, isso das previsões é como o outro... não sei :) Mas se queres uma coisa bem feita,profissional, vai a www.astro.com

    E têm sinergias também, podes fazer o teu mapa com o Zé ;)

    Beiji*** muito grande p'ocês
    PS: Nasceste na minha cidade mailinda,pá! Que emoção!

    ResponderEliminar
  13. De novo os meus parabéns. O pior são mesmo essas previsões para os capricornianos, mas não há-de ser nada. Já agora permite-me acrescentar um nome à tua lista: Ava Gardner, uma grande actriz que tal como eu, nasceu no dia 24 de Dezembro.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. Parabéns! Ainda bem que conseguiste chegar à data em questão. A caminhada continua em aberto... abre-te também!
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. PARABÉNS!

    Eu adoro Capricórnios, dou-me muito bem com eles! :D O meu melhor amigo é o meu irmão e é um fantástico Capricórnio. Têm um coração extraordinário!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Muitos parabéns!!!!
    Mas ouvi dizer que os capricornianos até iam ter um ano bastante razoavel. O mesmo não posso dizer do meu.
    Uma vez mais Parabéns!
    Um Grande abraço
    Tales

    ResponderEliminar
  17. anda um individuo pacatamente afastado da blogosfera e quando volta chega atrasado à festa. agora que já se apagaram as velas, já voaram aqueles papelinhos com um nome estranho que muito bem me lembra mas não podia fingir que não me lembra e dizer o nome ao mesmo tempo, enfim, muitos parabéns. muitas felicidades, e tudo aquilo que se costuma dizer, e um tipo nunca sabe o que há-de dizer, e então tem que inventar, juntar palavras, enfeitá-as, embrulhá-las, e sorrateiramente oferecê-las, de modo a parecer um presente a sério.

    Abraço, André.

    ResponderEliminar
  18. Bem, eu dizia que estava de férias de blogosfera... e estou!
    Mas pus um post, e tenho respondido sempre com alguém ao lado; agora o Déjan está a estudar e vim aqui bisbolhetar os blogs, só para ver o que por aí anda, pois se me ponho a comentar, nunca mais acabo...
    Mas dei de caras com este post e as excepções são sempre óptimas; assim como deixei uma palavra de despedida a um blog que "fechou" e foi um dos que mais gostei, não poderia deixar de te dizer, Paulinho, que te quero dar um duplo abração de parabéns - pelo aniversário, o que é natural, e principalmente pelas palavras que dedicaste ao Zé, que se deve sentir muito feliz, não pelas palavras, mas por te ter como companheiro. Mais que nunca o título do vosso blog está perfeito: FELIZES JUNTOS!
    Abraços, muitos, apertados e mais que justificados.

    ResponderEliminar
  19. Não é suposto os parabéns chegarem assim atrasados e associados a um obrigado muito especial. Tu entendes... e ao ler-te voltei a acreditar!
    Aquele abraço, sem tempo!

    ResponderEliminar
  20. Oh Paulito, cheguei atrasado:/ Sorry:/

    Fica a minha intenção e um abraço MUITO GRANDE e ainda MAIOR de Parabéns para compensar o meu atraso!:/

    HUGGING YOU!:)

    ResponderEliminar
  21. Parabéns Paulo!!

    :)

    Pontos em comum:

    - Também nasci em Coimbra.

    - Também tenho a mania que tudo o que faço podia estar melhor :/

    Ora como eu não acredito em signos já estou a engendrar uma teoria wacko... se calhar isso tem a ver com o local onde nascemos hehehehehehe

    :)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Eu tb cheguei atrasada, mas mais vale tarde do que nunca, não é? Muitos Parabéns!! :) Que tenhas tido um dia perfeito, com aquela companhia especial* :)

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!