quinta-feira, 1 de abril de 2010

palavras que nos inquietam ● Trakl





REVELAÇÃO E DECADÊNCIA


Estranhos são os caminhos nocturnos do homem.
(…)

Quero andar junto à orla da floresta, corpo de silêncio de cujas mãos sem voz desceu o sol esfiapado; um forasteiro na colina da tarde, que a chorar levanta as pálpebras sobre a cidade de pedra; um veado tranquilamente repousando sob o velho sabugueiro; oh, inquieta, à escuta, a cabeça ao crepúsculo, ou então os passos hesitantes seguindo a nuvem azul sobre a colina, e também os astros graves. Ao lado, acompanha-os em silêncio a semente verde, e a tímida corça nos atalhos musgosos da floresta. As cabanas dos aldeãos fecharam-se, silenciosas, e amedronta-os no negro silêncio do vento o lamento azul do ribeiro de montanha.
Mas quando descia o atalho na rocha apossou-se de mim a loucura, e eu gritei bem alto na noite; e quando me curvei sobre as águas silentes com dedos de prata, vi que o meu rosto me tinha abandonado. E a voz branca falou-me: Mata-te! Suspirando, ergueu-se em mim a sombra de um rapazinho e olhou-me, radiante, com olhos de cristal, e eu caí a chorar sob as árvores e a portentosa abóbada de estrelas.
(…)

Com solas de prata desci os degraus de espinhos e entrei no aposento caiado. Havia a luz calma de um candelabro, e em silêncio escondi a cabeça em panos de púrpura; e a terra pariu um cadáver de criança, uma criatura lunar que lentamente foi saindo da minha sombra, afundando-se de braços partidos por lintéis de pedra, flocos de neve.

pp. 103-107


Georg Trakl »» Outono Transfigurado »» trad. de João Barrento »» Lisboa »» Assírio & Alvim »» 1992

1 comentário:

  1. Lindo...quando for "grande" gostava de escrever assim...
    Beijinhos aos meus dois amores...e boa Páscoa.

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!