Ontem fomos ver (ouvir) o concerto das Le Mystère des Voix Bulgares. São um coro de vozes femininas, especialmente dotadas, criado há mais de 50 anos com o objectivo de enriquecer a herança do folclore búlgaro com harmonias e arranjos que realçam os seus maravilhosos timbres e ritmos irregulares. Sem recorrer a quaisquer artifícios (também porque não precisam deles), as vozes límpidas transportam-nos para dimensões apenas limitadas pela capacidade do espectador. É um quadro sonoro que se abre numa imensa explosão de cores. Em 1975, o produtor suíço Marcel Cellier lançou o primeiro disco sob o nome Le Mystère des Voix Bulgares, com o qual as revelou ao Mundo. Seguiram-se mais oito, um dos quais, o Volume II, foi galardoado com um Grammy em 1994. Simplicidade, humildade e a pureza do instrumento voz humana fizeram da noite de ontem uma das melhores dos últimos tempos. Já perceberam que viemos de "alma cheia", certo?
Já o fiz particularmente, mas aqui ficam os parabéns públicos ao grupo e, já agora, à Incubadora d'Artes pela ideia e pela coragem de nos terem oferecido esta possibilidade. Aqui fica o programa e alguns vídeos.
Polegnala e Todora
Deve ter sido fabuloso (a avaliar pelas amostras)! Parece-me coisa potente e poderosa.
ResponderEliminar(E metidas naqueles fatinhos, ficam uma graça. :D )
Não conhecia.
ResponderEliminarQue pena não ter ido, adoro musica coral!
Também desconhecia, mas sem dúvida uma boa maneira de passar o serão na companhia de quem se gosta...
ResponderEliminarAbração grande
Miguel
Eu não acredito!:-O
ResponderEliminarTb fui ver, mas não vos vi, nem no intervalo.:-(
(não foi a primeira vez, já cá tinham actuado há alguns anos)
Aqui está algo que gostaria de ter visto e curiosamente até ponderei fazê-lo mesmo ... o problema é o de sempre ... a distância, o contratempo de o fazer nesta altura tão cheia de trabalho com reuniões, fim de aulas, etc e tal ... as ponderações financeiras e a definição de prioridades. Pronto ... fiquei mesmo por cá e assim foi.
ResponderEliminarComo não sei quem são e não adivinharia que seriam vocês, se vos visse claro ... também não vos iria conhecer desta feita.
Já conheço de ouvir a música e da TV, mas adoraria ter visto ao vivo.
ResponderEliminarAbraço.
Catatau, é uma viagem de sonho. Abraço.
ResponderEliminarTongzhi, é para ficar atento à próxima vinda delas. Abraço.
Algbiboy (Miguel), isso é juntar o bom ao melhor! Abraço.
Rui:alexandre, obrigado pela informação da anterior vinda delas cá. Vamos manter-nos atentos e, da próxima vez, podemos ir juntos. Que pena não nos termos encontrado! Abraço.
Brama, há oportunidades que merecem bem algum sacrifício. E depois, a vida (contrariamente ao que a Sinistra acha) tem mais coisas para além do trabalho. Abraço.
Pinguim, da próxima vez não percas. Abraço.