quinta-feira, 19 de junho de 2008

..:: escola e avaliação ::..

Há já uns meses, que, visitando a página da DGRHE, só posso concluir que estão a gozar comigo. A página abre com esta bela fotografia:



Não pertenço à carreira, aliás, nem professor sou. Claro, porque haveria de ser? Entretenho alunos, finjo que aulas, deve ser isso, mão de obra barata que tem de ser avaliada como professor. Se não entrar em 2009 (o que é mais do que provável), vou fazer o quê? Passar mais quatro anos a tapar buracos e a mendigar migalhas ao ME? No meio disto tudo, só me apetece fugir. Para que serve ser um profissional bom ou mediano? Se calhar, está na hora de ir pensando mesmo em mudar de profissão/actividade, trabalho, já que a compensação não corresponde às exigências deste.
Bem, depois de oito relatórios de auto-avaliação segundo o modelo anterior, um por cada escola onde passei, esta ficha de auto-avaliação com 14 perguntas é canja (masoquistas que quiserem conferir, força). Ou seja, não dói mas faz mossa e para o ano que vem vai piar mais fininho. Este ano, isto é um pró-forma-burocrático-mete-nojo de uma senhora birrenta. Entreguei-o ontem, dia bafejado pela chatice e neura: cheguei às 8h e saí de lá às 21h porque as funcionárias queriam fechar a escola para se irem embora. No meio disto tudo, ainda deu para desabafar um bocado com a Kika e chegar a casa com umas trombas do tamanho do mundo. Hoje, o bom humor continua, mas pelo menos descobri o Sam Sparro e uns quantos remixes que me aliviaram um bocado.

8 comentários:

  1. Estou solidário contigo. O ensino transformou-se numa palhaçada política onde só interessam os números e as estatísticas.
    Se soubesse o que sei hoje, vinte anos passados de abraçar a profissão, tinha ficado como jornalista, no sector privado, onde se ganha mais, reconhecem o nosso trabalho, tem-se mais regalias e não se aturam os desmandos de pais malcriados e criaturas por eles (des)educados.

    Dasssse. O que me prende ao ensino ainda é a alegria - até quando? - de ensinar o que sei, aguardando com orgulho os resultados ao fim de cada ano. Mas estou a ficar farto de engenheiros da treta de ex-professoras primárias armadas em cultas e de secretários de estado com faltas injustificadas na Câmara de Mangualde!

    Ó Paulo, desculpa lá a verborreia, mas isto é demais... :(

    ResponderEliminar
  2. Valha-nos o Sam Sparro e o moço da foto que é um "giraço"...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. concordo com o Pinguim, no meio de tanta porcaria valha-nos o Sam Sparro. Ele podia arranjar um nome mais simpático não?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Que merda de país!! Tenho de te contar a(s) minha(s) candidatura(s) a bolsas...de loucos, desde telefones impedidos (dos números de apoio), páginas e códigos suspensos a respostas das senhoras da Gulbenkian «ah, isso ainda figura no questionário? Deixe lá, não serve para nada! Ponha qualquer coisa!» valeu tudo. Os documentos tb tinham de ir em PDF em tamanhos pequenitos (gente fina é outra coisa!). Estive 2 semanas em stress e muitas muitas horas de trabalho burocrático...
    Vá lá, Mongo, em uníssono: FODA-SE!!!!

    ResponderEliminar
  5. Isto está cada vez pior para os professores... enfim, olha para te (vos) animar tenho uma pequena dedicatória no meu sítio para vocês :D

    ResponderEliminar
  6. enfim..ao mesmo que o bom humor persista e que venham mais "sam sparro" pra alegrar as vistas lol podia era ter outro nome o menino n?lol

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. O pinguim tem razão. O homem até é giro. A ordem dos médicos não tem nenhum giraço na página: tem uma foto do bastonário balofo em ponto pequeno e é tudo...

    ResponderEliminar
  8. Catatau, eu sei que sim! Viver no meio da palhaçada não tem piada nenhuma. Interrogo-me como conseguirei eu aguentar os 20 anos que já aguentaste... com dificuldade, no mínimo. Como tu, o que ainda me prende é ainda ir tendo algumas alegrias. Mas até quando? Achas que fico chateado com a verborreia? Eu cá tenho uma torrente de asneiras para chamar a esses que enumeras. Farto deles, meu caro. Fartíssimo!

    Pinguim, o moço é engraçado, sim. Mas em que escola é que ele ensina? Quero saber! Eu cá não me costumo cruzar assim com gente enxuta, pelo menos nas escolas por onde andei e assim de repente não me lembro de ninguém!
    Enfim, os giraços devem estar todos na mesma escola.

    Special, também acho! O nome do gajo não dá com nada!

    Monga fercris, candidaturas. Ena, outro cenário macabro! Boa sorte é o que eu te desejo! De gente louco, não há lá falta. Cuidado, para não seres sugada! Raios parta essas burocraciazinhas à portuga! Gente fina? Gente atrasada, queres tu dizer (e mal fodida, já agora!).

    Unfurry, obrigado pela dedicatória! Sempre anima um bocado ouvir a Bruni.

    ImpossiblePrince, sim, viva o humor e a ironia. Mas também o sarcasmo. E já que também falas do nome do menino, que tal mudar-lho?

    G, desconfio que nem com giraços assim a saúde melhoraria. Pelo menos a educação não tem melhorado, bem pelo contrário. Já viste se pusessem a foto da sinistra? Acho que o slogan ganharia toda uma outra dimensão ainda de superior repúdio!


    Abraços a todos!

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!