quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

~~ explique lá isso, sff ~~

Esta chegou-me por e-mail. Transcrevo-a aqui tal e qual a recebi. A ser verdade, é de ficar de boca aberta. Tinha razão a nossa colega Fernanda Velez: "... qualquer um serve para ministro da educação...". Porra!
O país é pequeno e tudo acaba por se saber. Esta está demais... Falei hoje com um colega socialista que esteve na reunião com o 1ºM e MLR e estava indignado porque quando alguém perguntou onde os professores avaliadores iriam arranjar horas para avaliar, assistir às aulas e todo o lado burocrático do processo, a ministra respondeu - que não havia qualquer problema porque os professores avaliadores eram professores titulares, portanto com muita experiência, e já não perdem tempo a preparar as suas aulas... Como diria Fernando Pessa: "E esta, hein?"

15 comentários:

  1. Ms eu não acredito nisto!!! Estamos em Marte ou quê?! (e depois sou eu quem passa por alien....)

    ResponderEliminar
  2. Aquela cretina só pode estar a gozar com a cara dos colegas de partido. Como se a questão até fosse essa, que já por si seria muito grave mas não inexequível.

    Onde é que os avaliadores vão conseguir conciliar as disponibilidades da mancha horária com as aulas dos colegas? Qq departamento agora tem 20/30 professores, é só fazer continhas simples. E isto multiplicado por cinco assistências.

    Esta ministra é mais do que trágica, é mesmo a abater rapidamente porque já atingiu os limites da sanidade.

    ResponderEliminar
  3. Também recebi esta anedota por mail ... sim, um professor titular com 25 anos de ensino tem infinitamente mais capacidade de ensinar os conteúdos programáticos relativamente a outro que tenha só 10 anos. Como tal, não precisa dar o exemplo (segundo o Ministério), preparando as aulas como terá de exigir que façam os seus súbditos avaliados para, esses sim, "atrasados mentais", consigam melhorar visivelemente as suas práticas lectivas. Há aqui uma grande contradição. Assim sendo, quando me solicitarem plano de aula vou dizer que não preciso (como acho mesmo que não preciso), porque apesar de não ser titular, considero-me um profissional do ensino com muitíssima experiência, sem precisar de planos prévios e devo como tal, ascender mais rapidamente na carreira

    ResponderEliminar
  4. Por favor! Há mínimos!

    Se nós temos de seguir o exemplo dos superiores, dos doutos, dos sábios titulares, então também não vou preparar aulas e quero assistir às aulas deles porque, afinal, eles é que sabem ensinar e eu quero aprender.

    ResponderEliminar
  5. Já não há mesmo pachorra para a Lurdinhas. A imagem está mesmo adequada.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Denise, em Marte estariamos melhor desde que certas senhoras e senhores ficassem por cá, sozinhos!
    Will, também passei pela fase dos ??? e passei logo aos :)))
    mar_maria, assino por baixo.
    Brama, eu não tenho tanta certeza de que seja uma anedota.
    Graduated Fool, acredito que temos muito a aprender com os mais velhos; o que eu acho é que o ministério quer apressar a morte deles para poupar nas pensões, criar muitas vagas, colocar professores desempregados e vangloriar-se de ter reduzido a taxa de desemprego entre os docentes. Isto é tudo pensado, olha que eles são umas cabeças!...
    Special K, repara que é um palhaço, hein?!

    ResponderEliminar
  7. graduated, a larguíssima maioria dos titulares opôe-se ferozmente a todo este processo. É maquiavélico demais tendo em conta os objectivos, poupar dinheiro. Mais valia assaltarem os professores à saída da secretaria. O dinheiro ia-se na mesma mas pelo menos eram poupados a esta trabalheira absurda.

    ResponderEliminar
  8. E quando pensamos que já não nos conseguem surpreender... aparecem coisas destas!
    Zé muito apoio aí ao Paulo que eu, no lugar dele, provavelmente, já teria saído para a rua de caçadeira na mão!
    Um abraço aos dois

    ResponderEliminar
  9. mar_maria, gostei da ideia. Lembrei-me de outra, vamos avaliar os médicos pelos doentes que morrem? Também devia ser um sucesso, não?

    ResponderEliminar
  10. Pinguim, como diria o Álvaro Cunhal, "olha que não, olha que não!..." Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Graphic_Diary, o ue é triste é que estes governantes querem criar uma geração ainda pior que a deles para nos governar no futuro. A que horas sai a próxima nave? (Nem importa para onde!)

    ResponderEliminar
  12. Amigo Zé
    parece-me que a célebre frase será do Mário Soares, no célebre debate na TV com o Cunhal...estarei enganado?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. pinguim, tens melhor memória que eu. Reponha-se a verdade: a frase é do Mário Soares e não do Álvaro Cunhal. Obrigado, oinguim!

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!