quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

..:: estes dias bizarros ::..

a) comentários
Já sabem que me sinto mal por não responder individualmente aos vossos comentários e por não dar as boas vindas aos novos. Já ocultei os comentários, mas acabei por reconhecer que não é uma boa estratégia. De facto, sabemos que temos uma sorte danada em termos os amigos que temos e recebido comentários como os que nos têm feito + as pessoas que temos conhecido.
Agora, estou aqui para dar a mão à palmatória e render-me à evidência: postamos muito, comentam muito, mimam-nos com tantas palavras e desafios que passarei a responder somente a alguns, aqueles em que sejamos directamente interpelados. Quanto aos outros, preferia prometer retribuir com uma visita que incluísse comentários em posts novos, contudo não posso (vide alíneas d) e e); a flor aqui é para vós, aberta e pronta).




b) avaliação de desempenho dos docentes


Vai contra os meus princípios passar alunos por passar, ainda por cima porque é um dos itens pelos quais vou ser avaliado, para já não falar do abandono dos alunos (seja porque anularam a matrícula, seja porque foram excluídos por faltas). Há já algum tempo que ando FARTO que toda a gente tenha palpites sobre o assunto mesmo não entendendo nada do que está envolvido. O nível de exaustão desta avaliação vai ocupar-me muito mais tempo do que o estágio que fiz em 1999/2000. Porquê? Porque nessa altura sabia desde o início o que me esperava, as regras pelas quais seria avaliado. Agora, tenho uma lista incrível de itens que me ocuparão horas e horas a decifrar e a pensar como os executar. Nunca precisei deles para planear as minhas aulas. Até acho que não sou mau professor e que crio um bom ambiente de trabalho, contudo, agora passarei mais horas a preocupar-me com eles do que com os alunos para quem deixarei de ter tempo. Em resumo, não são os alunos que importam, mas a burocracia, a verborreia legislativa (para não dizer cagamerdeira como Joane). Além disso, tenho de gerir a minha raiva, conter o meu ímpeto para não ser desagradável e sobreviver neste saco de gatos, visto que este ministério já está a conseguir pôr os professores uns contra os outros. No final, não se distinguirá trigo de joio nenhum, pois em muitas situações é já o joio que avalia o trigo.
Havia tanto para dizer sobre este ponto... Sublinho somente que este governo e esta ministra em concreto mataram o meu amor por dar aulas. Não sei se ria, se chore… como isto não tem piada nenhuma… Desisto.





c) bizarrias

# Os projectos de José Sócrates
# ‘Bora bater na ministra?







d) em suspenso
# as fotos e mais impressões do Porto
# os desafios que nos têm deixado: o do Special K, da AllenGirll e da Celeste (mais o do Brama e o do Pinguim)
# os comentários que devia deixar por aí...







e) finalmente
Antes de entrar em colapso e me eclipsar por completo numa clausura de trabalho, burocracias, preocupações e palavras para inventar, quero dizer-vos que hoje isto esteve vai não vai para ser encerrado. Como não pode ser uma decisão unilateral minha, fica em standby. Sinto-me no limite e nem sequer meto férias, como fiz antes. Não me devo precipitar e fugir assim sem mais nem menos. Já conhecemos seres tão interessantes e há tantos mais para conhecer que manterei a porta aberta. Por ora, eu próprio fico em suspenso, vou a lado nenhum e não sei quando vou voltar de corpo inteiro! Um abraço forte do tamanho do mundo, sem tempo ou lugar.
Vamos fugir?





26 comentários:

  1. Livra-te, ou melhor, livrem-se...
    Hoje nem abraços mando...

    ResponderEliminar
  2. Levas(am) 5 estrelas que até andas de lado!

    Acabas com o blog, levas com uma hydra-traulitada!!!
    Algum dia...depois de todos os elogios que teci aqui ao estaminé...e aos meninos...fazias-me uma desfeita destas?...

    Proponho o seguinte...

    Continuas na mesma senda de qualidade a que me/nos habituaste....mas se de facto lutas com tempo dada a tua vida particular...o que compreendo perfeitamente...Postas com menos frequência? Que tal?...reduzes, mas manténs o filão?...

    Boa?

    Abraço:)...mando eu a dobrar para compensar o Pinguim...eu vou conversar com ele...e acalmá-lo...pois compreendo-o!:)

    ResponderEliminar
  3. Eu sei que não tenho voto na matéria...
    Mas gosto tanto de vir aqui...
    Não vás...
    Beijos, Duxa

    ResponderEliminar
  4. Olha, é assim, já vos dei 5 estrelas. Façam-me ir em vossa busca para vos admoestar pessoalmente caso encerrem o blogue, e logo vêem o que é uma educação setubalense a cheirar a peixe, e tudo, daquelas à antiga... ;)

    ResponderEliminar
  5. Acalma-te amigo! Partilhares o que te vai na alma aqui ate te faz bem... Nem que seja por uns 5 minutinhos...

    ResponderEliminar
  6. Hombre: aguenta que isso passa. Eu, cá, também pensei em bater com a porta do blogue mas... fiz mais uma entrada que estava em dívida. Depois se verá e espero ter-vos aí a dar força! Abraços,

    ResponderEliminar
  7. Faz lá uma pausa, rapaz... Respira fundo e leva o tempo que for preciso. Sobeviverás, eu sei. E, quando regressares, cá estaremos todos,à tua espera!
    E, entretanto,ó Zé, vais mantendo o FJ vivo, sim?
    Abraço apertado,
    D

    ResponderEliminar
  8. Eu junto-me ao Rato do Campo, como setubalense adoptivo que sou, e faço-vos uma espera e sem choco frito!
    Descansem, dediquem-se ao que tiver de ser, mas voltem porque já viciaram muita gente com a vossa felicidade. Atrevam-se a desaparecer e vão ver o reboliço!
    Abraços aos dois e até já!

    ResponderEliminar
  9. Este post deixou-me assustado, pela primeira vez começo a conhecer melhor a tua essência e a ... gostar cada vez mais do que conheço.
    Observo aqui um misto de raiva, ódio, desistência versus insistência, paranóia, desencanto. Compreendo perfeitamente por razões óbvias para qualquer ser dotado de bom senso e que ainda consegue manter a sanidade no meio de tanta insanidade. Concordo em absoluto com a expressão da tua revolta, revolta que também é a minha. O meu ódio está num crescendo e observo-me cada vez mais de fora como uma pessoa amargurada e até violenta. Sim, estou-me a tornar violento e mal educado com certas pessoas ... não tolero hipocrisia, ABOMINO HIPOCRISIA e passo-me completamente.

    Não acredito neste país, quando me deito espero ansiosamente acordar no dia seguinte e perceber que tudo não passou de um terrível pesadelo mas ... mais uma vez observo que não, É MESMO UMA INTOLERÁVEL REALIDADE.

    A única possibilidade é fugir e ... cada vez mais vislumbro essa hipótese como algo palpável ... também desisto.

    ResponderEliminar
  10. Agora fiquei preocupada com o meu Mongo...tenho Xanax a mais se precisares, eu sei que não resolve, mas ajuda.

    Beijinhos cheios da amizade da

    Monga

    ResponderEliminar
  11. Adorei o jogo de esmurrar a p*** da sinistra ... pena que tenha de ser no ecrã e não possa espatifar-lhe a focinheira ao vivo e a cores ... isso sim, seria excelente e merecedor de uma boa avaliação ... sim e o filho da p*** do Valterzinho, claro.

    ResponderEliminar
  12. Pinguim, querido, a escola (escola não, ministério) não me dá tréguas (nem a mim nem a todos os outros milhares de professores). Já percebi que nos querem ocupados com esta MERDA da avaliação porque senão corremos o risco de levantar fervura e iluminar um pouco mais os alunos. Assim, andamos adormecidos com esta MERDA. Tem de ser este ano, pois no próximo há eleições, e nessa altura tem de ser um facto consumado.
    Em função disso, sobra-me pouco tempo e entre o amor, os amigos e o blogue, escolho perder o blogue, ou, simplesmente, dar-lhe um tempo. Espero que lá para o Verão, se sobreviver à avaliação, venha a ter mais tempo. Preciso de repensar o meu futuro, preciso de o fazer e sinto que neste momento não sou capaz. Afinal, comparativamente estes receios são uma brincadeira.

    Hydra, fazes bem em oferecer-me 5 estrelas, preciso de andar de lado e de acordar que andei meio adormecido, só que o pesadelo mal começou.

    Duxa, claro que tens voto na matéria, a tua voz é um indicador excelente. Fugir não fujo, só vou seguir noutra direcção. Pode ser que até volte mais cedo, esta viagem não tem bilhete de retorno, só a certeza que regressarei.

    Rato e Graphic, setubalenses de gema e adoptado, sem chôque frrrite não há volta a dar! Gosto do cheiro a peixe, desde que não seja podre! E os vícios curam-se, certo?

    Ângelo, o blogue até tem funcionado como um escape, uma excelente terapia. Neste momento, em termos profissionais sinto-me sozinho, completamente à deriva.

    Luís, pedia-te que não batesses com a porta. Mas depois de eu próprio quase fiz não me sinto com moral para te pedir. Lamento. Espero que tenhas (tenham, afinal o Gonçalo está no mesmo barco) motivação para continuar!

    Obrigado, wiSHEs&HEros!

    Denise, acreditas mais do que eu! Conheces-me o vício, não é?

    Brama, não te assustes. Deves conhecer a sensação. Como eu te admiro por ainda conseguires pensar noutros projectos! O valterzinho merece das boas, ai se merece! Sabes, Brama, eu não acredito há muito neste país. E porque insisto? Zé, família e amigos, dificuldade em mudar… Como costumo dizer, a única coisa que salva este rectangulozinho é o clima (isto quando não chove ou há não incêndios…). Desejo ser ignorante e não ter problemas, ter uma vida pequena e desaparecer.

    Monga, não te preocupes, já sobrevivi a tanta merda! Tenho sobrevivido a tanta merda… assim este corpo aguente. Sem Xanax, de preferência!

    Um abraço, fico-me por aqui.

    ResponderEliminar
  13. Assino por baixo do escrito pelos meus queridos amigos Hydra e Brama, tirando a parte do fugir daqui. Ainda quero viver em Portugal...por enquanto.

    Desistes? Eu também. Já desisti há tempos. A minha profissão não me dá já grande prazer. Até o sorriso dos miúdos, o envolverem-me nos intervalos com as suas histórias e piadolas já me move cada vez menos. E é triste, muito, muito triste.
    A situação é tal que estou como que apático, nem vontade de escrever sobre o assunto me apetece já.

    ResponderEliminar
  14. hum hum, tendo de dizer que acho tudo muito bem e muito certo. mas de vez em quando virei aqui... tenho a certeza que sobrevives a tudo e ainda "postas" aqui algumas coisas! Muita força - "enquanto vergo não parto", lá canta a Susana Félix.

    abraço

    ResponderEliminar
  15. So te posso dizer...FORÇA CORAGEM!!!...VAIS CONSEGUIR.
    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Não desapareças por favor ... deixa-te estar ao menos por aqui para que de vez em quando possa vir dar uma espreitadela ...
    Pareces eu a falar, também acho que a única coisa que salva este rectangulozinho é mesmo o clima, mas esse foi-nos dado pela Mãe Natureza logo, não tem de ser motivo de orgulho e se o devemos a alguém, esse poderá ser D.Afonso Henriques que maldigo ao mesmo tempo, mas valia estar sossegado e agora seria espanhol e talvez estivesse melhor.
    Não sinto orgulho em ser português simplesmente porque não me identifico com esta forma de estar e de ver o mundo. O "vai-se vivendo" não me satisfaz e mostra o acomodamento que este povo se impôs a si mesmo ...
    Muitas vezes penso que se fosse ignorante e tivesse os horizontes mais curtos também seria bem mais feliz; por outro lado penso que, se assim fosse, atendendo a que só tenho esta vida, seria um triste ainda maior porque então, não estaria capacitado a ter a suficiente sensibilidade para ver e sentir a beleza de certas coisas que julgo sentir. Muitas vezes olho em meu redor e, modéstia à parte, sinto-me abençoado pela diferença, diferença que acaba também por me fazer sofrer mais.

    ResponderEliminar
  17. Não sou professor mas compreendo bem a tua raiva contra este sistema. Agora os professores passam a tratar de papelada em vez de ensinar.
    Compreendo a tua desilusão e a vontade de desistir do blogue. Gosto muito do vosso cantinho, sinto-me bem aqui e teria muita pena se o "Felizes" encerrasse mas a decisão é vossa. Espero pelo menos que tu e o Zé continuem a passar por aqui de vez em quando.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  18. passa pelo nosso blog e deixa a tua opinião.

    Faz hoje 2 anos que assassinaram brutalmente a GISBERTA no Porto.

    http://mirandelagay.blogs.sapo.pt

    obrigado

    ResponderEliminar
  19. Olá Paulo,

    Não consigo imaginar a pressão que os professores estão a passar, ou por outra, imagino, mas como não vivo essa realidade não passa daí mesmo, imaginação!

    Mas falando aqui do estaminé, tu e o Zé fizeram ao longo do tempo um blog excelente e é uma pena encerrar... não tens tempo para escrever posts, ok vais fazendo um ou outro quando "o rei faz anos", não tens tempo para responder aos comentários, não faz mal, eu também não o consigo fazer muitas vezes lá no meu estaminé... e penso que as pessoas não levam a mal!

    Força aí com o teu trabalho e mesmo que sem regularidade, não feches isto, a malta continuará por certo a cá vir e vai gostar de ler os teus posts (mesmo que sejam poucos).

    Para terminar, adorei essa coisa da avaliação dos posts com estrelas :) Vou já copiar a ideia hehehehehe

    Grande abraço aos dois.

    ResponderEliminar
  20. Olhem, que giro, uma hiperligação para o meu post! Quem a pôs aqui? Não sabia que se podia fazer isto!...

    e subscrevo as palavras do Francisco (excepto aquela parte do imagnar, porque eu sei, oh sei sei, e tão bem, da pressãozinha!)

    Beijos!

    ResponderEliminar
  21. PAulo...Parece que estamos efectivamente em sintonia...
    Nem sabes como adoro essa música dos Skank e já estou há um tempinho para colocá-la no meu blog...:)

    Não te preocupes com os desafios.
    Quando tiveres tempo dedicas-te a isso!

    Muitos beijinhos para vocês*

    ResponderEliminar
  22. Havia tanto para dizer sobre este ponto...

    A mim não precisas de me dizer nada. E ainda por cima estou nos dois lados da barricada. E como acho que não tenho que trabalhar mais seis, oito, dez, do que as 36 horas a que qualquer trabalhador está obrigado, vou começar a espernear. Não porque me custe por aí além, mas por uma questão de princípio. Já não me atingem, sequer, por muito que quisessem.

    ResponderEliminar
  23. Estás a precisar de descansar... se não chover muito vai passear à beira-mar, vais ver que te sentes melhor :D
    Não te preocupes em responder aos comentários...
    Bjinhos lindo.

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  24. Caro Paulo,

    Nem posso acreditar naquilo que estou a ler!... Fechar o blogue?!???

    Mas nem pensar!
    Reduz a frequência de postagem, mas, por favor, não nos abandones!

    Sei que deves andar pedido no meio das papeladas e das burocracias, mas, de vez em quando, dás um pulinho até aqui... tal como todos nós.

    Força!
    Precisamos de ti (de vós)!

    Abraço:)

    ResponderEliminar
  25. Lamento a tua situação, rapaz. Mas não desapareças de vez, ok? Faz como eu, postas menos, mas sempre vais dando um ar da vossa graça, ok? Prometido?
    Até breve e nada de actos extremistas
    :)
    Hugs

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!