Ouvi hoje notícias que davam conta do facto de o Comité Olímpico Internacional estar a ponderar a hipótese de pôr termo à tradicional peregrinação mundial da tocha olímpica. Na verdade, aquilo não me aquece nem arrefece. Mas fico a pensar se não seria altura de, como dizia a Beatriz Costa, "agarrar o touro pelos cornos", em vez de inventar estratagemas para não aborrecer os candidatos a donos do mundo (assim que terminar o "mandato" americano). Cá por mim, Medalha de Lata (ferrugenta!) para o COI.
Imagem tirada daqui.
Esta chama olímpica dos jogos de 2008 está a se original: não é transportada desde a Grécia até à China(estão a vêla passar pelo Iraque, Afganistão, Tibete e afins?), anda aos "pulos", hoje está aqui, amanhã ali e depois sabe-se lá: uma fantochada com as justificadas manifesrtações que tem despoletado. O C.O.I, levava a medalha de lata era por ter atribuído estes jogos à China e o boicote de políticos mundiais à cerimónia de abertura impunha-se!
ResponderEliminarNão é triste ver este CO que tanto defende a verdade desportiiva e o "espírito olímpico" chegar ao ponto de acordar com as autoridades chinesas em atrasar as transmissões televisivas dos jogos de modo a poder prevenir algum protesto imprevisto.
ResponderEliminarIncrível como os grandes defensores da liberdade e da democracia fecham os olhos aos direitos humanos quando se trata de fazer negócios com a china. Evidentemente que tantoi estou a falar do estado português como de grandes empresas como o "Google" por exemplo.
Um abraço
Mas o Tibete integuessa paga alguma coisa? Não tem petroile, nem diamantes nem nada, é só um bando de Budistas ecológicos e vegetarianos que não matam nem minhocas e têm respeito por todos os seres vivos. O que é que isso integuessa ao resto do mundo? Há que acabar com isso porque há muitos chineses à rasquinha para abrir lá os seus restaurantes badalhocos e as suas lojas de artigos de 1º necessidade!!
ResponderEliminarE o Dalai Lama então? Assim mal vestido não pode ser recebido em lado nenhum, ele devia ir a Paris levar um banho de haute couture e haviam de ver, até a Paula Bobone o recebia, tá a ver?!
Beijos, sei lá!
Uma tristeza, que não é só de agora... Longe, demasiado longe, vão os tempos em que os jogos Olímpicos tinham algum significado. Em que o objectivo era a aproximação dos povos... Longe vai o tempo em que os jogos Olímpicos não se regiam somente por questões políticas e económicas...
ResponderEliminarAbraço ;)