quarta-feira, 9 de abril de 2008

..:: Dez Cartas para Al Berto | Dez Cartas de Al Berto ::..

Há muito que não falava de livros, mas tenho mais de uma mão cheia para referir, citar, deliciar-me.

Agora, o que interessa.

Em Janeiro, a Inês ofereceu-me Dez Cartas para Al Berto/ Dez Cartas de Al Berto, mas só agora lhe pus os olhos. E chegaram-me as lágrimas. Raios me partam a lamechice.
O prefácio de Joaquim Cardoso Dias, que organizou este “trabalho doloroso e fasciante” (p. 9), tinha-me deixado de sobreaviso. A organização dos textos é excelente, num crescendo que termina com uma carta de 22 de Outubro de 1996 e as derradeiras palavras de Nuno Artur Silva: “Escrevo esta carta e não sei como a enviar, não sei a tua morada no tempo do mundo” (“Devolvida ao Remetente”, p. 108).
Trata-se de uma incrível, tocante e emocionada homenagem por ocasião do seu décimo aniversário de partida (é verdade, fará, já no próximo 13 de Junho, 11 anos) de Joaquim Cardoso Dias que teve a ideia, revelou algumas cartas que o amigo poeta lhe dirigiu e convenceu dez magníficos para lhes responder: Vasco Graça Moura, Francisco José Viegas, Luís Quintais, Fernando Pinto do Amaral, José Agostinho Baptista, Nuno Júdice, Alexandre Nave, José Luís Peixoto, Tiago Torres da Silva e Nuno Artur Silva.
E, já agora, leiam outros textos sobre Dez Cartas para Al Berto/ Dez Cartas de Al Berto: sítio peludo | triplo v e estrada do alicerce por Ruy Ventura | jn por Sérgio Almeida


Não se esqueçam de ler e de se comoverem.




Joaquim Cardoso Dias (org. e prefácio) »» Dez Cartas para Al Berto, Dez Cartas de Al Berto »» Vila Nova de Famalicão: Quasi »» 2007



[A seguir virão algumas citações (quando tiver tempo para as digitalizar, claro está)]

7 comentários:

  1. Sou um fã da obra do Al Berto.
    Pela maneira como escreve, pelo modo como o faz... sei lá. Sei que gosto, que me toca e que me deixa a pensar.

    Abraço ;)

    ResponderEliminar
  2. E a sua vida faz-se tão próxima... O tempo não conta! Palavras a escorrer dos dedos até ao limite...
    (Confirmo aqui dois p'ró jantar: Moi e DingLing - só hoje falámos!)
    Venham essas digitalizações (comentadas, ilustradas), venham!

    JJ

    ResponderEliminar
  3. Registo o entusiasmo para com o livro sobre Al Berto (tudo o que lhe diz respeito é entusiasmante) e registo as confirmações do JJ e DingLing.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Magnífica organização esta.
    Obrigado, Pinguim, Zé e Paulo!

    ResponderEliminar
  5. na mesma colecção há um outro título muito interessante (bom, ainda nem o abri, mas está bem) que é a reunião das Cartas de Amor à Viscondessa da Luz, de Garrett, claro. É capaz de valer a pena também. Abraço

    ResponderEliminar
  6. já agora, para quem gosta de Al Berto, destaco o álbum feito pelos WordSong, o primeiro, de que gosto muito. uma nova forma de abordar a sua poesia.

    ResponderEliminar
  7. # Mikael, quando o descobri foi como uma revelação. Fiquei fã, claro que sim. Fiz trabalhos sobre a poesia dele, quase escrevi um tese sobre O Medo. Sou suspeito, portanto. Mas também gosto muito, claro que sim!

    # Moi, poderei falar de um tempo sem tempo... mas acho que, afinal, o tempo conta muito. Lamentavelmente... mas a vida é mesmo assim.

    Presenças confirmas!
    E as citações já seguiram!
    Obrigado de quê?

    # Pinguim, tens de ler!

    # Tulisses, também ainda não li esse volume, mas terei de dar uma olhadela, afinal Garrett é sempre Garrett. Tenho é de arranjar coragem para o ler :)
    Obrigado pela dica sobre WordSong... eu tenho cá em casa e esqueço-me... Ficará para uma outra oportunidade.

    Abraços!

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!