segunda-feira, 10 de março de 2008

~~ avaliação, pois ~~

Para os que, com ar vitorioso e cínico, dizem: "Não querem ser avaliados? Lá fora também são!..." Ah, pois são:
Alemanha
Avaliação dos docentes: Têm, de 6 em 6 anos, uma aula (45 minutos) assistida pelo chefe da direcção escolar. Essa assistência tem como objectivo a subida de escalão. Depois de atingido o topo da carreira, acabaram-se as assistências e não existe mais nenhuma avaliação. Não existe nada semelhante ao nosso professor titular. Existem, claro, quadros de escola. Não existe diferença entre horas lectivas e não lectivas. Os horários completos variam entre 25 e 28 horas semanais. As reuniões para efeito de avaliação dos alunos têm lugar durante o tempo de funcionamento escolar normal, nunca durante o período de férias. Tanto na Alemanha como na Suíça, França e Luxemburgo, durante os períodos de férias as escolas encontram-se encerradas! Encerradas para todos, alunos, pais, professores e pessoal de Secretaria! As escolas não são centros de recreio nem servem para "guardar" os alunos enquanto os pais estão a trabalhar. Nas escolas de Ensino Primário as aulas vão das 8.00 às 13 ou 14 horas. Nos outros níveis começam às 8 .00 ou 8.30 e terminam às 16.00 ou, a partir do 10° ano, às 17.00. Total de dias de férias por ano lectivo : cerca de 80 ( pode haver ligeiras diferenças de estado para estado).
Claro que existem problemas de indisciplina. Mas é inaudito os alunos, ou os seus pais, agredirem os professores. A agressão física de um professor por um aluno pode levar à expulsão do último. Os trabalhos de casa existem e são para serem feitos. Absolutamente inconcebível que um encarregado de educação declare que o seu filho/filha não tem nada que fazer trabalhos de casa. É terminantemente proibido os alunos terem os telemóveis ligados e utilizarem-nos durante as aulas. As penas para tal são, em primeiro lugar um aviso aos pais, depois confiscação do telemóvel e por fim multa.
Suíça
Tal como na Alemanha, os professores só são assistidos durante o período de formação e para subida de escalão. Durante os períodos de férias as escolas encontram-se, como na Alemanha, encerradas. Os horários escolares são semelhantes aos da Alemanha. Até ao 4° ano de escolaridade, inclusive, não há aulas de tarde às quartas-feiras, terminam cerca das 11.30. No início das aulas os alunos cumprimentam o professor apertando-lhe a mão e despedem-se do mesmo modo. Não há 28 ou 30 alunos numa turma, no máximo 22. O telemóvel tem de estar desligado durante as aulas. É dada grande importância aos trabalhos de casa. A não apresentação dos mesmos implica descida de nota final. Total de dias de férias: cerca de 72 (pode haver diferenças de cantão para cantão).
Vencimentos
Na Suíça um professor do pré-primário no topo da carreira recebe 5.200 francos mensais líquidos (cerca de 3.400 euros), mais ou menos o dobro do que vence um professor em Portugal no topo da carreira...
Mas, claro, são países sub-desenvolvidos, não é?


10 comentários:

  1. E queres tu que sigamos esses exemplos ranhosos?! Nós?! O nosso modelo, nossa gestão, a nossa política são do melhor que há por aí. No continente, no planeta, no universo! É o 5º Império, a alargar-se em demanda cega e brutal.
    Putz :(

    ResponderEliminar
  2. Só um aparte: 5200 francos na Suíça, para o custo de vida suíço não é um grande ordenado... alias eu até acho que é um ordenado baixo para quem está no topo da carreira... Relativamente às quartas feiras tem uma explicação: mesmo as lojas encontram-se fechadas às quartas feiras à tarde e parcialmente alguns serviços como os bancos e correio... é tipo um meio feriado a meio da semana, dai os miudos não terem aulas, nao apenas os miudos ate a 4 classe mas de uma forma geral ate ao final da escolaridade obrigatória. Ja agora, nao sei se tem interesse, mas nem os professores pre-primarios, nem os da primaria (atenção, primaria é até ao 6º ano na Suíça) têm cursos superiores. Têm sim, após o 6º ano uma formação de 4 anos geral + 3 ou 4 anos específica para dar aulas. Bom mas as diferenças são tantas que nem me vou alongar...
    E sim é verdade, 14 semanas de férias - mas tudo repartidinho não tipo 3 meses no Verão :)

    ResponderEliminar
  3. Independentemente de terem todos ou não a tarde das 4ªs livres, isso só prova que não é a quantidade do tempo curricular que faz a difrença pela positiva.
    Se os profs de que falas não têm a habilitação superior que por cá se exige, então 5200 francos, em termos relativos, acabam por ser bem melhores que o que por aqui se ganha no fim de quilates de anos de trabalho.
    E nem por cá existem os 3 meses de férias no Verão de que falas. O mês de Agosto, apenas. E algumas pausas, ou tolerâncias de ponto, de dias, durante as festividades da praxe (Natal, Carnaval e Páscoa.
    ...

    ResponderEliminar
  4. Sim sim Denise, eu se calhar não transmiti bem o que estava a pensar. O que quis dizer é que realmente as coisas estão mal organizadas por cá. Muito mal. Quando me referi as ferias nao vi a coisa da vertente do professor mas sim, mais na vertente do aluno. Em 3 meses muita coisa se esqueçe... :)


    Ja agora, 5200 francos é o que uma mulher de limpezas ganha na Suíça num hospital por exemplo, num horário de 40h semanais, pelo que mais uma vez, para os termos da Suíça (apartamento tipo T1-T2 nas cidades grandes nao sao menos que 2500 francos; um café num local comum nao paga menos que 4 Eur, cinema 15 EUR, etc.), para um professor em topo de carreira não me parece um grande ordenado, mesmo quando comparado com a situação cá.

    ResponderEliminar
  5. Denise, claro que não. Não queremos cá alunos incultos e impreparados para a vida como são os alemães e os suíços, certo? Vamos no bom caminho! Beijo.

    Patrícia, obrigado pela "achega". O ordenado pode não ser assim um exagero, mas lá que faz inveja... Beijo.

    ResponderEliminar
  6. Excelente post. É pena que a ministra para sofra de "autismo selectivo" e não tenha acesso a informações que não lhe convêm. Bem que podia ir para esses países tentar implementar as suas políticas. Dava-lhe três dias até levar um chuto.

    ResponderEliminar
  7. x, acho que a senhora faria um enorme sucesso na Alemanha! Como se ouve dizer às vezes: "Até a comiam!" Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Não me parece correcto estar a comparar Portugal com a Alemanha, muito menos com a Suiça.
    É como comparar o Grupo Desportivo os Pelezinhos com o Real Madrid, são campeonatos completamente diferentes. Vamos lá comparar a coisa com Angola, Moçambique, Timor, etc.. Para sermos justos é fazer as comparações metendo cada coisa no seu devido lugar, ou seja, terceiro mundo com terceiro mundo e Europa com Europa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Olá Patrícia, peço desculpa pelo tom azedo do meu comentário... E obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderEliminar
  10. Graphic_Diary, não sejas tão derrotista. É preciso criar uma geração de mentecaptos que aceitem ordens cegamente, a bem da nação, claro está! Abraço.

    Denise, quer-me parecer que a Patrícia não ficou zangada... Beijo.

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!