domingo, 9 de março de 2008

..:: marcha da INDIGNAÇÃO ::..

Um dia que ficará para a História: um sector, sem reivindicações salariais, a defender uma avaliação justa, um estatuto justo, uma carreira em que todos são professores (sem professores de primeira ou de segunda), pela democracia e em defesa da escola pública e não partidarizada, contra a falta de diálogo, e porque o ME nos invade a toda a hora com legislação, porque temos de ler os diplomas e interpretá-los apesar de não sermos juristas e, sobretudo, porque temos CABEÇA para pensarmos por nós próprios, doutra forma, aliás, nem nos dávamos ao esforço e ao sacrifício de percorrer a avenida da LIBERDADE até à Praça do Comércio em defesa do ENSINO em Portugal.

p.s.: não temos filiação partidária nem somos sindicalizados!


40 fotos da Marcha da Indignação
(os vídeos seguirão amanhã)

Read this doc on Scribd: manif nac prof



8 comentários:

  1. Amigos Paulo e Zé
    foi uma manifestação impressionante, é verdade, só quem é cego não vê; mais, foi uma manifestação justa de uma classe que está a ser expremida, os professores; eu, se ainda fosse professor não teria faltado e sei que uma imensa maioria dos presentes pensa como vós e que não foram motivados por razões partidárias ou sindicais, mas sim porque sentem em si próprios que muita coisa está mal.
    Mas, visto de fora, o problema tem mais alguns contornosm, que vistos "de dentro" escapam, nomeadamente um imenso aproveitamento partidário, da direita à esquerda, que cai no extremo do caso de Chaves, e no tomar conta das coisas por parte dos grandes senhores do sindicalismo ( o Carvalho da Silva parecia num grande comício da CGTP); são estas franjas, que não estragam a justeza e a grandeza da manifestação, que me fazem pensar que só o diálogo, com intermediários válidos, poderá levar a um entendimento; ninguém acredita que a ministra se demita ou seja demitida por causa desta manifestação, mas ela foi necessária e fundamental.
    Abraços solidários.

    ResponderEliminar
  2. E ela não cede... a calma com que estava no noticiário da noite da SIC foi inacreditável. Ele há gente muito orgulhosa!

    ResponderEliminar
  3. Também adorei o cartaz "Novas Oportunidades ... É de aproveitar ... demitam-se"

    Eu adorei a manif, pelo menos deu para libertar uma boa parte da tensão que já estava acumulando de há muito tempo a esta parte. Mas ainda não estou satisfeito ... quero vê-los vergarem a arrogância, quero mesmo que nós sejamos "umas pedras nos seus sapatos"

    ResponderEliminar
  4. Foi mesmo impressionante. Ontem, perto das oito da noite, o combóio despejou mais gente no Cacém do que num dia de semana à hora de ponta.
    As fotos estão magníficas, adorei aquela da estátua de D. José com um cravo ao lado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Como vos entendo... o nosso país parece virado de pernas para o ar... cada vez está pior... em todos os sentidos...
    Espero que sinceramente consigam com a vossa manifestação "seja ouvida"...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. pinguim, firmina12, Graphic_Diary, brama, Special K, Hannah, Aequillibrium: ontem senti que estava a fazer história. Resta saber se se confirma o adágio popular que diz que o maior burro é o que não quer saber. É óbvio que está a haver aproveitamento político da situação. Era inevitável. Mas fomos nós, Professores, que estivemos na linha da frente, e não foi para reclamar aumento de ordenados, ouviram? Beijos e abraços.

    ResponderEliminar

»» responderemos quando tivermos tempo
[se tivermos tempo] »» se os
comentários de algumas entradas estiverem bloqueados é porque não estamos cá, não há tempo para olhar para o lado, ou essas entradas não têm nada para comentar.

»»
obrigado pela visita!